Lave o corpo e a alma

Um bom banho é mais do que rotina de higiene.

Tomar banho é muito mais que apenas um ato de higiene
Tomar banho é muito mais que apenas um ato de higiene Foto: Mauricio Capellari, especial

Ele já foi sagrado e também já foi profano. Chegou a ser causa de morte, diversão para as massas e privilégio de reis. Hoje, virou receita de saúde, beleza e bem-estar. O banho atravessou a história ganhando diferentes funções, assumindo rituais até se tornar uma necessidade inquestionável do ser humano. As chuveiradas diárias – ou imersões na banheira – vão além de uma simples rotina de higiene.

Especialistas garantem que água e espuma têm tudo a ver com auto-estima. Cansaço, tristeza e mau humor podem ter uma cura comum. Debaixo de uma ducha morna ou em uma banheira de espuma, o corpo relaxa e as sensações se esvaem. Um bom banho tem o poder de renovar uma pessoa, de aguçar os sentidos e ajudar na busca do equilíbrio perdido durante um dia esgotante de trabalho. Proporciona uma espécie de magia restauradora.

As pessoas tomam banho porque assim foram ensinadas e imaginam que esse hábito sempre existiu. De fato existiu, mas não do modo como é praticado hoje.

– A vida começa na água – explicam as escritoras Renata Ashcar e Roberta Faria, logo nas primeiras páginas do livro Banho – Histórias e Rituais, publicado com apoio do Instituto Unilever.

No inverno, a vontade é de encher a banheira com a água na temperatura mais alta possível. Banhos de banheira, aliás, beneficiam especialmente quem sofre de insônia e ansiedade. Nunca é demais ressaltar, porém, que a água quente é uma das principais vilãs da pele. A temperatura recomendada deve ficar entre 30 e 33ºC.

– A água quente ou morna proporciona relaxamento muscular, mas é ruim para pele e cabelos – alerta a dermatologista Natália Procópio Burian.

A água morna, pendendo para fria, é a mais indicada, pois não retira a proteção natural da pele. Os banhos também não devem ser demorados.

– O ideal são cinco minutos. Assim, a pele fica protegida e ninguém precisa esbanjar água – diz Natália.

Se a pele dos dedos apresentar-se enrugada é porque chegou a hora de desligar a torneira e se enxugar. Embora o Brasil seja um país tropical, não se deve tomar mais de dois banhos por dia, garantem os especialistas.

– O banho da manhã ou o da noite deve ser eleito como o principal. Aí se pode caprichar na espuma. Na segunda chuveirada do dia, não é aconselhado usar sabonete por todo o corpo – ensina a dermatologista.

O ideal é que apenas algumas partes sejam massageadas com mais freqüência com o sabonete, que são as áreas produtoras de odor: axilas, genitais e pés.

– Com o restante do corpo é preciso ter bem mais cuidado – diz Natália.

Ela ressalta que o hidratante deve ser usado sempre após o banho, mesmo que a pele tenha recebido uma camada de óleo. Os dois produtos têm funções diferentes. Os óleos essenciais, intensamente perfumados, são uma sugestão para tornar o momento do banho mais agradável. É recomendado diluí-los em água ou em óleos chamados de carreadores, como os de semente de uva, jojoba e gérmen de trigo.

A ação dos óleos essenciais pode durar cerca de oito horas, e a pele deve ser enxugada suavemente depois de passa-los. Em banhos um pouco mais quentes, eles penetram mais facilmente na pele, graças aos poros dilatados e à circulação ativada. Estudos atuais sobre aromaterapia comprovam que certos odores são mais relaxantes (caso da camomila, romana, lavanda e rosa) ou mais estimulantes (alecrim, bergamota, menta, eucalipto) e podem ser utilizados durante o banho para aguçar os sentidos.

Em relação aos sabonetes, as versões líquidas rendem mais se forem usadas corretamente, e oferecem uma hidratação e higiene à pele de forma mais suave. Não é aconselhado o uso de buchas e esponjas devido à agressão que a pele pode sofrer. Lixar a planta do pé durante o banho, nem pensar. A esfoliação deve ser natural, ou feita de forma bem suave. A freqüência das esfoliações deve ser quinzenal e com produtos que tenham sílica ou microgrãos de polietileno.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna