Leitora não venceu a promoção do Donna em 2006, mas sua vida mudou mesmo assim

Concurso do caderno de Zero Hora propôs um desafio para o verão

Mais confiante, Marilda comemora as mudanças em sua rotina
Mais confiante, Marilda comemora as mudanças em sua rotina Foto: Jefferson Bottega

Há quatro anos, o Donna propôs um desafio para o verão. O caderno lançou uma promoção que elegeu uma leitora insatisfeita com suas formas físicas para ser submetida a tratamentos com as principais novidades de fitness, estética e nutrição, durante dois meses. A ideia era ajudar a pessoa escolhida a recuperar a autoestima e desenvolver hábitos mais saudáveis. Marilda Machado de Oliveira, 32 anos, não foi a vencedora. Mesmo assim, ela afirma que a promoção mudou sua vida.

Em um e-mail intitulado “Donna mudou minha vida”, enviado à redação de Zero Hora há duas semanas, a médica veterinária lembrou o mês de setembro de 2006, quando se inscreveu no concurso. Apesar de não ter sido a leitora escolhida, ela resolveu aceitar o desafio.

Quase 20 quilos acima do que considera seu peso ideal, Marilda lutou durante nove anos contra a balança. Com uma alimentação que abusava de gordura e açúcar e uma rotina sedentária, enfrentava dificuldade para emagrecer. A situação de sobrepeso deu origem a outros problemas, como baixa autoestima, depressão e o uso indiscriminado de medicamentos e dietas perigosas.

? Eu não me sentia bem comigo mesma, não queria sair de casa e não tinha vontade de me cuidar. Fazia loucuras para emagrecer. Apostava nos shakes e chás, fiz todas as dietas da moda, até remédio tomei, mas nada funcionava. No fim, acabava descontando a frustração na comida ? lembra.

Marilda decidiu se inscrever na promoção lançada pelo Donna ZH na esperança de mudar de vez seus hábitos, mas sua carta não foi selecionada. Apesar da decepção, ela passou a seguir à risca todas as etapas da transformação experimentada pela vencedora Caroline Gauer Ribeiro e relatadas semanalmente no caderno, em uma espécie de diário.

? As matérias davam dicas e orientações sobre o que ela estava fazendo, e tive o estímulo que faltava. Pensei que, se ela conseguisse emagrecer, eu também poderia.

Marilda trocou os salgadinhos e balas por frutas, a carne frita, por grelhados, e passou a optar por alimentos integrais. As atividades físicas também fazem parte de sua nova rotina. Ela frequenta a academia três vezes por semana e corre todos os dias. O que era um desafio há quatro anos, hoje é um prazer.

? As pessoas me perguntam o que fiz para emagrecer, e o segredo é justamente reeducação alimentar e exercícios físicos. Não existe mágica ou fórmula pronta. Hoje tenho certeza de que essas mudanças são para a vida inteira, para chegar lá na frente com saúde e pensar que o esforço valeu a pena ? comemora.

Vencedora do concurso mudou de hábitos

Essa é a história da transformação de Marilda, mas Caroline Gauer Ribeiro – a vencedora oficial da promoção promovida pelo Donna em 2006 – também segue curtindo os efeitos de sua participação. Nos quatro anos que se seguiram ao concurso, Caroline concluiu o curso de Direito e trabalha atualmente como juíza de paz. Os reflexos dos tratamentos e orientações recebidas na época continuam presentes.

? Já não imagino a vida sem as minhas queridas caminhadas. Mudei por definitivo a alimentação gordurosa e aderi aos produtos integrais e orgânicos ? afirma.

Dez quilos e muito centímetros a menos em suas medidas separam a antiga Caroline de sua nova versão, como anunciado no título da matéria que encerrou a cobertura da promoção.

? Devo dizer que o melhor resultado do desafio foi entender que a saúde exige a superação constante das pequenas carências nos cuidados gerais. É claro que continuo apreciando um gostoso chocolate, mas já sei que muito mais doce é gostar de mim mesma!

Leia mais
Comente

Hot no Donna