Lentes descartáveis devem ser trocadas dentro do prazo

Segundo especialistas, não há um período de tolerância após o tempo recomendado

Em casos graves, mau uso das lentes de contato pode causar infecções
Em casos graves, mau uso das lentes de contato pode causar infecções Foto: Ricardo Chaves, Banco de Dados

Quatro em cada 10 pessoas que usam lentes de contato não as substituem dentro do prazo recomendado, aponta pesquisa realizada no Canadá. Outro problema é que os usuários não fazem a limpeza adequada. Os 1.654 pacientes entrevistados utilizavam diversos tipos de lente, em especial as de silicone hidrogel (permitem maior oxigenação das córneas), que deveriam ser descartadas diariamente, em duas semanas ou em um mês.

Os mais descuidados foram os pacientes que usavam as lentes de descarte quinzenal – 59% deles admitiram usar o produto por mais tempo do que o recomendado.

– Não existe tolerância. Se o descarte não for feito no dia correto, provavelmente a pessoa terá algum problema – alerta Denise de Freitas, chefe do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

As duas explicações para justificar o uso inadequado foram o esquecimento (por causa do conforto que as lentes proporcionam) e o custo dos produtos. Os principais problemas causados pelo mau uso são alterações oculares (embaçamento ou perda visual), alergias e coceira. Em casos graves, podem surgir infecções que levam à necessidade de transplante.

De acordo com a oftalmologista Tânia Schaefer, presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria, há poucos trabalhos brasileiros sobre o uso incorreto de lentes. Mas, mesmo assim, ela afirma que o problema observado no Canadá se repete no Brasil.

– Isso ocorre principalmente porque as lentes são adquiridas de forma livre, sem orientação médica. Além disso, as pessoas não fazem a limpeza correta, colocando os olhos em risco. Só se dão conta quando já estão com algum problema – afirma.

Um dos estudos brasileiros, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), chegou aos mesmos resultados.

– Quase metade das pessoas usa por mais tempo do que o recomendado. Além dos problemas oculares, o uso inadequado pode causar intolerância às lentes – diz a oftalmologista Denise Fornazari de Almeida, professora da Unicamp.

Leia mais
Comente

Hot no Donna