Livro ‘A Carioca’ dá dicas para aproveitar o Rio de Janeiro

Casal decidiu reunir melhores pedidas da cidade maravilhosa em um livro

Foto: Divulgação

Depois de cinco anos abastecendo o site www.rioetc.com.br com dicas sobre o lifestyle da mulher do Rio de Janeiro, o casal Renata Abranchs e Tiago Petrick decidiu reunir as melhores pedidas em um livro. A Carioca, lançado no mês passado, bem a tempo do verão, não é um guia de bolso, mas cabe direitinho na bolsa de praia, espremido entre a canga e o protetor. A publicação virou manual de consulta não só para quem que vive na cidade e quer extrair um Rio que ainda não conhece, mas também para as recém-chegadas e especialmente para as forasteiras, que colocam as pernas brancas de fora na temporada de férias.

As dicas são espalhadas por 352 páginas. O livro ensina onde a carioca da gema almoça, passeia com o cachorro, faz compras e, claro, pratica esporte – ela não é ninguém sem bicicleta, patins ou altinho, uma variação do futevôlei jogado em rodas na beira da praia.

O destaque do livro é para o estilo despojado da mulher do Rio de Janeiro, que dispensa salto alto e preza muito o conforto. O manual do “com que roupa” é dividido por programas: o que usar para dançar na favela, ir ao casamento de uma amiga, no que apostar quando tiver que ir a um – que horror – jantar formal (“coloque um terninho e reze para noite acabar logo” é a dica).

Para quem está fazendo as malas para uma temporada na cidade e quer se misturar às locais, a melhor seção do livro é a que lista os 30 itens essenciais no guarda-roupa da mulher do Rio de Janeiro. Antes de partir para o aeroporto, providencie pelo menos os cinco primeiros itens da relação, detalhados no box abaixo. Além deles, não saia do Rio Grande do Sul sem biquíni cortininha, sandália rasteira, Havaianas, uma canga bem grande, chapéu (de preferência com filtro UVA) e uma bolsinha pequena de alças longas para sair à noite.

Na nécessaire, mais importante que maquiagem ou shampoo, é filtro solar, já que a carioca gosta de bronzeado saudável, não um vermelhão. O óleo de argan, um dos produtos mais pop de 2012, também entra na bolsa para proteger o cabelo do sol e do mar (coloque algumas gotas na mão e espalhe nos fios antes de ir para a praia). Nas mãos, a cor do esmalte é liberada, mas o estilo francesinha e os desenhos de flores, bandeiras ou bonecos nas unhas são considerados pecados mortais.

Da Torre Eiffel ao Cristo Redentor

A Carioca segue a mesma linha de A Parisiense, best-seller de Inès de la Fressange que virou item certo na biblioteca das mulheres que adoram moda e viagens. Assim como a ex-modelo francesa fez no livro sobre Paris, Renata e Tiago usam o seu para exaltar o Rio de Janeiro como o melhor lugar do mundo para viver. As mais bairristas podem até ficar incomodadas com tamanha adoração. Para estas, a saída é usar A Carioca para aproveitar o Rio sem se disfarçar de nativa, assumindo a cuia e o mate quente num mar de biscoitos Globo e litros de mate gelado.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna