Livro apresenta os motivos pelos quais homens e mulheres traem

Mirian Goldenberg lança uma das mais importantes reflexões sobre a fidelidade contemporânea

Novo livro da antropóloga esmiuça comportamentos masculino e feminino
Novo livro da antropóloga esmiuça comportamentos masculino e feminino Foto: Divulgação

Por que homens e mulheres traem?, lançamento da Ed. BestBolso, traz uma reflexão sobre a fidelidade. Por mais de 20 anos, a antropóloga e professora Mirian Goldenberg, uma das principais referencias em estudos e debates sobre relacionamentos, pesquisa um tema que apesar de antigo continua inquietando homens e mulheres: a traição.

Mirian se debruçou profundamente sobre diferentes vozes, a de solteiros, casados, amantes, a voz da mídia e de outros pesquisadores para analisar seus discursos e comportamentos. Por que homens e mulheres traem? retrata as enormes mudanças nas relações amorosas contemporâneas e analisa a fidelidade, que permanece como um valor importantíssimo, até para os infiéis. Mirian Goldenberg revela resultados de pesquisas e confissões surpreendentes e instigantes.

Apesar das enormes mudanças nas relações amorosas contemporâneas, a fidelidade permanece como um valor importantíssimo. Homens e mulheres traem. Homens e mulheres são traídos. A relação entre discursos, comportamentos e valores se mostra extremamente complexa e paradoxal quando a questão é a (in)fidelidade.

Não é por acaso que a antropóloga Mirian Goldenberg introduz e conclui seu livro com referências sobre a vida e a obra de Simone de Beauvoir. Por que homens e mulheres traem? pode ser lido como uma colaboração atual a O segundo sexo, o mais importante livro da escritora francesa.

Mirian inventa seu próprio estilo de fazer antropologia e, ao trabalhar com um tema tão complexo quanto a infidelidade conjugal, desenvolve uma percepção atenta, criativa e delicada para as contradições entre os comportamentos efetivos e os discursos de seus pesquisados. A autora entrevistou em profundidade pessoas de várias classes, com centenas de questionários, analisou matérias de jornais e revistas, assistiu filmes, leu romances e inúmeros livros sobre traição e escolheu uma das entrevistadas, Mônica, para dar voz ao seu texto.

Serviço
:: Por que homens e mulheres traem?
:: 224 páginas
:: R$ 12,90
:: Grupo Editorial Record / Editora BestBolso

Apresentação
“Mirian Goldenberg faz uma brilhante análise da cultura das relações amorosas entre brasileiros e brasileiras das camadas médias urbanas. O livro Por que homens e mulheres traem? é uma contribuição extremamente original para a questão da fidelidade e da infidelidade masculina e feminina.”
Thomas Leithäuser, Universidade de Bremen, trecho da Apresentação

Leia mais
Comente

Hot no Donna