Livro conta como as bolsas se tornaram objeto de desejo feminino

Obra traz também capítulo dedicado às grifes brasileiras

A capa do livro escrito pela professora de moda Dhora Costa
A capa do livro escrito pela professora de moda Dhora Costa Foto: Reprodução

No começo era apenas um acessório feminino bem simples. Ao longo do tempo foi ganhando status, até se tornar objeto cobiçadíssimo, atraindo a atenção de designers de moda e de renomadas empresas.

Estamos falando da bolsa, que acaba de ganhar um livro contando sua história e sua relação intrínseca com o mundo da moda.

Escrito por Dhora Costa, mestre em comunicação pela Universidade Paulista e especialista em moda e criação pela faculdade Santa Marcelina, a obra mostra a evolução das bolsas, desde o século XIX, até os detalhes e adaptações que caracterizaram o acessório como feminino e sua evolução durante os séculos XX e XXI, transformando-a em peça principal no guarda-roupa das mulheres.

A História das Bolsas (Editora Matrix), ressalta momentos interessantes e curiosos, como os meados de 1850, época em que as viagens se tornaram mais constantes e o acessório de mão começou a se tornar indispensável.  Naquele momento, as mulheres ganharam modelos inovadores, miniaturas de malas de couro com fecho e chave. Essa era a primeira vez em que elas poderiam guardar seus objetos escondidos.

A autora ainda mostra o surgimento das grandes grifes que ditaram moda no século XX e como tudo começou na década de 1950:

? A década de 1950 pode ser considerada a última era dos costureiros ditadores, que transformaram o modo de vestir de toda uma sociedade. Liderada por Christian Dior, a década teve outros nomes bem influentes e criativos: Balenciaga e Givenchy trouxeram com suas criações glamour e elegância para a moda da época.

O livro traz também, no final, um capítulo dedicado às grifes brasileiras.  

Sobre a autora: Dhora Costa é mestre em comunicação pela Universidade Paulista e especialista em moda e criação pela faculdade Santa Marcelina. Atualmente atua como consultora de moda e imagem, é estilista e professora de moda.

Serviço
História das Bolsas
187 páginas, R$ 39,90

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