Livro explica o que é ser criança em texto lúdico e afetuoso

Autora Beatrice Alemagna fala de desejos, medos e angústias dos menores

Ilustrações fogem das tradicionais obras infantis
Ilustrações fogem das tradicionais obras infantis Foto: Reprodução

Diversos livros escritos por adultos trazem crianças como personagens. Muitos tentam narrar histórias do ponto de vista das crianças. Mas poucos livros, camuflados de infantis, conseguem explicar muito bem, para os adultos, o que é uma criança. A autora Beatrice Alemagna faz esta explanação de modo perfeito em O Que é Uma Criança, recém-lançado pela Martins Fontes.

Para começar, Beatrice quebra o tabu de que chamar uma criança de pequena seja algo ofensivo. A pequenez, aqui, refere-se apenas ao tamanho do corpo. Uma pequenez que é, sim, característica das crianças, mas que jamais pode ser relacionada com o tamanho de suas necessidades. Ou ainda com o resultado de sua presença na sociedade.

Usando palavras doces, Beatrice descreve esta pessoa pequena cujo corpo “encomprida” devagarinho e em silêncio. Fala de seus desejos, seus medos, angústias, coisas das quais costumam gostar e desgostar. O texto é uma verdadeira carta de amor. Não a uma criança, daquelas que parecem um anjinho, ou a uma daquelas outras, irrequietas e espertas. Beatrice consegue a façanha de descrever apaixonada e sensivelmente as crianças em geral, em suas semelhanças e diferenças.

As ilustrações que acompanham o livro também são diferenciadas. Estão longe das imagens bonitinhas que costumamos ver nos livros infantis. Elas lembram a máxima atribuída a Picasso. São uma espécie de “levei a vida toda para aprender a desenhar como criança”. Assim como o texto só poderia ter escrito por alguém que levou a vida toda para entender a si como criança. Portanto, as imagens vestem o texto como uma luva.

Beatrice nasceu em Bolonha, na Itália. Era fã do escritor Gianni Rodari e dos ilustradores Bruno Munari e Lele Luzzati, quando criança. Ela já recebeu um “Oscar” da literatura infantil: o Prêmio Andersen de Melhor Ilustradora.

Obra
O Que é uma Criança?, de Beatrice Alemagna. Trad. Monica Stahel. 40 págs. R$ 39,80

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna