Livro fala sobre a delicada relação entre mães e as babás dos filhos

Terapeuta familiar lança obra orientando pais sobre como lidar com a babá

Capa do livro
Capa do livro Foto: Divulgação

A terapeuta de família Roberta Palermo escreveu o livro Babá/Mãe – Manual de Instruções para ajudar mães e babás. A obra responde desde questões simples, como a adaptação da babá à rotina familiar, até as mais complexas, como a legislação trabalhista.

Elas ficam com as crianças o dia inteiro, alimentam, dão banho e embalam o sono. Nos dias atuais, é quase impossível para algumas mães viver sem uma babá. A relação entre elas, no entanto, nem sempre é tranquila. Envolve confiança, dependência, amizade, aprendizado e muita, muita paciência de ambas as partes. No livro Babá/Mãe – Manual de instruções (160 p., R$ 33,90), da Mescla Editorial, a terapeuta de família orienta mães e babás. A proposta do livro é sanar as dúvidas que ambas têm do seu papel. São dicas essenciais que visam ao que realmente importa: a educação e o bem-estar da criança.

? As famílias contam com a participação de uma babá para cuidar da criança. E as mães estão desesperadas por soluções práticas para o dia a dia familiar com a babá ? afirma a autora. ? Por isso, é tão importante esclarecer esses papéis.

Na obra, a terapeuta mostra o que a mãe espera da babá e o que a babá espera da família onde vai trabalhar. O objetivo, segundo Roberta, é mostrar à mãe que a babá é uma importante aliada na educação das crianças, mas a responsabilidade por elas continua sendo da família.

? É ótimo ter alguém para ajudar a cuidar da criança, mas o papel da mãe (e do pai) é fundamental em seu desenvolvimento social, psicológico e biológico ? diz Roberta.

Resultado de um trabalho de dois anos, incluindo uma longa pesquisa para a monografia da terapeuta e a experiência adquirida no curso de formação para babás que ela coordena há cinco anos, o livro esclarece dúvidas e aborda questões para aproximar mãe e babá.

A obra é dividida em duas partes, contemplando os dois lados. O “Guia para a babá” traz dicas eficazes para que as babás exerçam o seu trabalho de maneira produtiva e alegre. Entre os temas abordados estão os benefícios e as dificuldades da profissão; a melhor maneira de se adaptar à rotina da nova família; o que fazer quando não se concorda com as regras estabelecidas pela mãe da criança; e como transmitir aos pais segurança e responsabilidade.

Já no “Guia para a mãe”, a autora mostra o papel da babá na educação da criança, destacando o que as mães podem ? e o que não podem ? esperar e cobrar dela. O guia reúne dicas práticas para encontrar uma boa babá, ajudá-la a se adaptar ao trabalho, à rotina da casa e à família e mostra que a babá deve ser uma parceira da família nos cuidados com a criança. A autora aborda também aspectos importantes da legislação trabalhista.

Para Eduardo Juan Troster, médico coordenador do CTI Pediátrico do Hospital Albert Einstein, que assina o prefácio da obra, o guia foi escrito para melhorar a sincronia dos pais com a babá:

? Esta deve dar suporte e ajudar a cuidar, sem atrapalhar, competir ou impor seu estilo.

Segundo ele, ser mãe e pai é uma experiência singular que deve ser respeitada e incentivada.

A autora

Roberta Palermo é terapeuta familiar formada pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp e presidente da Associação das Madrastas e Enteadas (AME). Mãe de um filho e madrasta de dois, coordena um espaço de estimulação para bebês e um curso de formação para babás. É autora de Madrasta – Quando o homem da sua vida já tem filhos (Mercuryo, 2002) e 100% madrasta (Integrare, 2007). Roberta é ainda moderadora do Fórum das Babás e do Fórum das Madrastas, que podem ser acessados pelo site www.robertapalermo.com.br.

Serviço
Babá / Mãe – Manual de instruções – Guia para a mãe / Guia para a babá
Autora: Roberta Palermo
Editora: Mescla Editorial
Preço: R$ 33,90
Páginas: 160

Leia mais
Comente

Hot no Donna