Livro propõe dieta que inclui consumo de carboidrato para ajudar na perda de peso

Autores alegam que alguns carboidratos contêm uma substância chamada amido resistente que, quando consumido em quantidade, incentiva o emagrecimento

A banana está entre os alimentos que contêm amido resistente
A banana está entre os alimentos que contêm amido resistente Foto: Divulgação

Por anos o carboidrato foi o vilão das dietas, contudo, agora ele pode ajudar você a perder peso, de acordo com os autores do livro “A Dieta dos Amantes do Carboidrato”. O novo regime alimentar propõe que você coma feijão e batatas nas refeições para perder até 2,7 quilos por semana. O que os autores alegam é que estudos mostram que nem todos os carboidratos são ruins, já que alguns contêm uma substância chamada amido resistente que, quando consumido em quantidade, incentiva a perda de peso.

Achado em alimentos comuns, como banana, aveia, feijão e batata, o amido resistente tem esse nome por ser resistente à digestão. Esse elemento percorre o sistema digestivo praticamente intacto, produzindo ácidos graxos que estimulam a produção de enzimas que ajudam a derreter a gordura e faz o fígado mudar para um estado de queima de gordura, preservando a massa muscular (alimentando assim o seu metabolismo), bem como reforçando os hormônios da saciedade, fazendo você se sentir satisfeita por mais tempo.

O poder do amido resistente foi descrito no livro dos autores Ellen Kunes e Frances Largeman-Roth, que prometem um emagrecimento rápido e duradouro. Kunes e Largeman-Roth são contra a mensagem do baixo consumo de carboidrato, pregada por dietas como a do Dr. Atkins. Eles testaram um plano de emagrecimento que promete perda de peso sem parar de comer carboidrato, que se desdobra em amido resistente.

A maioria dos humanos consome naturalmente cerca de 4,8 gramas de amido resistente por dia, mas os autores acreditam que aumentar sua ingestão para 10 a 15 g por dia é suficiente para conseguir o efeito desejado. Eles criaram um plano de dieta de sete dias que dizem garantir rapidamente a perda de 1,3 a 2,7 quilos por semana, e uma estratégia para consumir, a longo prazo, carboidratos saudáveis — especialmente os que contêm amido resistente — para garantir a continuidade da perda de peso. Banana, feijão, batata, polenta, arroz integral e cevada são exemplos de alimentos que contêm amido resistente.

Os escritores citam mais de 200 estudos em universidades respeitadas em todo o mundo, que mostram que este elemento é um eficiente supressor de apetite e acelerador do metabolismo. Uma pesquisa da Universidade de Surrey, na Inglaterra, descobriu que o consumo de amido resistente em uma refeição levou os participantes a comerem 10% menos calorias (cerca de 150 a 200 calorias para a mulher, em média) durante o dia seguinte porque elas sentiram menos fome.

Outro estudo mostrou que o elemento aumenta a atividade das enzimas que queimam gordura e diminui a atividade das enzimas de armazenamento da mesma. Os resultados parecem indicar que acrescentar um pouco de amido resistente ao café da manhã é suficiente para causar o efeito, capacitando seu corpo a queimar aproximadamente 25% mais calorias por dia.

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