Livros fazem levantamento dos vestidos e dos sapatos que mudaram o mundo da moda

Duas obras contam a história de peças que transformaram o universo fashion

Vestido pretinho básico de Audrey Hepburn e sapato de Jimmy Choo usado na série Sex and the City (à direita)
Vestido pretinho básico de Audrey Hepburn e sapato de Jimmy Choo usado na série Sex and the City (à direita) Foto: Banco de Dados

Livros imperdíveis para fashionistas, Cinquenta Vestidos que Mudaram o Mundo e Cinquenta Sapatos que Mudaram o Mundo recordam ícones da moda e explicam a influência de cada item para a história do universo fashion.
 
Com tecidos drapeados, excesso de volume, cores vibrantes e cortes estruturados, a moda modificava-se de acordo com o período e mudanças sociais de cada época. Desse modo, é possível analisar o vestuário feminino em cada momento histórico por meio dos vestidos.
 
Do vestido melindrosa de 1926 ao de luzes LED de Hussein Chalayan de 2007, a obra conta a história desses trajes e seus reflexos econômicos e sociais e faz uma análise da sua importância na moda atual.


 
Também o sapato exerce um fascínio no imaginário popular, principalmente das mulheres, que chegam a comprar vários pares de uma só vez. Existem modelos de sapatos que conseguiram migrar do passado para as novas formas de calçar.
 
Do Plimsoll da década de 1830 ao sapato Melissa de Zaha Hadid de 2008, sobre cada calçado há uma breve referência na história do design, a obra explora toda a transformação dos sapatos, mostrando como essa peça pode se referir tanto a conforto quanto a autoimagem, a moda e a tecnologia.
 
Ambas as obras são da editora Autêntica e custam R$ 34 (cada uma).

Leia mais
Comente

Hot no Donna