Luzes, mechas, balaiagem ou reflexos? Veja o que cada técnica promete

Cabelos claros podem mudados com procedimentos de pintura nas estéticas

Participe até 26 de julho de 2010 desta promoção
Participe até 26 de julho de 2010 desta promoção Foto: Divulgação, Luxe ZaZa

Quando se fala sobre mudar o visual o cabelo é o primeiro item que vem em mente. Para quem já adotou um corte preferido e não quer mudar a cor, clarear algumas mechas é uma boa opção para um efeito diferente. Luzes, reflexos, mechas, balaiagem ou californianas? As várias nomenclaturas e técnicas confundem na hora de escolher a melhor forma. Tire a dúvida antes de fazer uma visitinha ao cabeleireiro.

Luzes
A técnica de luzes consiste em clarear mechas muito finas em todo o cabelo, tanto na parte superior quanto inferior. A cor escolhida para as luzes é normalmente de um a três tons mais claros do que a cor predominante do cabelo. É indicado para mudar levemente o visual e quebrar a monotonia de um tom uniforme. As luzes bem feitas se misturam à cor do cabelo dando um aspecto bem natural de clareamento. Porém, é possivel fazer luzes negativas, quando se pinta mechas finas e mais escuras. O tempo para manutenção deve ser de no máximo três meses. Divulgação, TV Globo/hagah
O tom loiro dos cabelos da apresentadora Fiorella é detacado pelas luzes

Reflexo
A diferença para as luzes é que nos reflexos são clareadas mechas mais largas, feitas com papel alumínio. O efeito é mais definido, aparecendo mais a mudança. O aconselhável é refazer os reflexos a cada dois ou três meses.
Flávia Alessandra com reflexos A atriz Flávia Alessandra apostou nos reflexos

Balaiagem (ou balayage)
A diferença da balaiagem para as outras é que ela não é feita na cabeça inteira, é um clareamento mais superficial. A técnica é aplicada apenas na parte superior ou nas têmporas. É indicada para quem deseja um efeito mais leve e quer começar a clarear os cabelos aos poucos. Mariana Ximenes com balaiagem

Os cabelos da atriz Mariana Ximenes tem efeito balaiagem

No processo, o cabelereiro puxa mechas fininhas com um pente de dentes largos ou um pincel e passa a tintura a mão livre nos cabelos mais curtos, e nos cabelos compridos pode ter ajuda de papel laminado. O retoque também pode ser feito entre dois e três meses.

Mechas
Clareia-se ou colore-se mechas largas. Normalmente, os tons escolhidos contrastam bastante com a cor predominante dos fios. As mechas são bem marcadas, feitas em regiões estratégicas para acentuar o rosto. 

Mechas ou luzes californianas
Esta técnica imita os cabelos dos surfistas das praias da Califórnia, nos Estados Unidos. Acostumados a passar parafina nos cabelos, que com o sol clareia, especialmente nas pontas, que são mais sensíveis. O topo da cabeça fica na cor original e o cabelo vai clareando em degradé ao longo do comprimento. A manutenção para este tipo de mechas pode ser feita mais espaçadamente, entre 4 e 5 meses.
Em cabelos pretos pode-se usar as californianas em tons quentes, como vermelho e marrom acobreado.

Pitty e Fernanda Lima, mechas californianas Pitty e Fernanda Lima com mechas californianas nos cabelos

>> Salões de Beleza em Porto Alegre
>> Salões de Beleza em Novo Hamburgo
>> Salões de Beleza em São Leopoldo
>> Salões de Beleza em Canoas

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna