Mais crianças sabem mexer no computador do que nadar ou andar de bicicleta

Pesquisa indicam que elas aprendem mais online do que com atividades comuns

Habilidades das crianças atuais diferem muito das dos adultos, crianças há 20 ou 30 anos
Habilidades das crianças atuais diferem muito das dos adultos, crianças há 20 ou 30 anos Foto: Stock Photos

Cerca de 69% das crianças usam primeiro um computador e somente depois desenvolvem atividades mais comuns, como amarrar os cadarços. Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa realizada pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança.

Os resultados foram divulgados por J.R. Smith, CEO da AVG, em seu blog e conta também com um vídeo que apresenta a opinião de pais sobre o tema. A primeira parte da pesquisa foi feita em outubro do ano passado e analisou a tendência dos pais em postar na web fotos de seus filhos. O resultado gerou muitas questões, como o cuidado com a super exposição das crianças e o direito que eles têm de criar identidades online que acompanharão seus filhos por anos.

No início dos anos 90, quando os computadores começaram a aparecer nas casas e escritórios, as experiências de uma criança passaram a sofrer modificações. A primeira delas, que normalmente era andar de bicicleta ou nadar, passou a ser atividades ligadas aos computadores e demais tecnologias. Os adultos de hoje cresceram ao ar livre, não existindo forma de distração que modificassem experiências da infância, nem mesmo a televisão que já existe há anos. Assim, atualmente, as crianças passaram a adquirir certos conhecimentos de informática antes mesmo de outros, tradicionais à infância.

O estudo entrevistou 2,2 mil mães com acesso à internet em países como a Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Japão e Austrália. Essas mães, com filhos entre dois e cinco anos, foram solicitadas a classificar uma lista de habilidades que seus filhos aprenderam primeiro, entre computadores e atividades tradicionais.

A pesquisa concluiu que as habilidades das crianças atuais diferem muito das dos adultos, crianças há 20 ou 30 anos. E, de acordo com o levantamento, enquanto a maioria das crianças ainda não pode amarrar os cadarços ou fazer pequenas refeições por conta própria, já sabe como ligar um computador, mexer em um mouse e jogar um jogo na internet.

Outros dados da pesquisa realizada:

:: Mais crianças sabem jogar um jogo de computador (58%) do que nadar (20%) ou andar de bicicleta (43%)
:: 19% das crianças não apresentaram nenhum problema ao usar aplicativos de smartphones, embora apenas 9% conseguissem, por exemplo, amarrar os próprios sapatos
:: Um quarto das crianças entrevistadas conseguia abrir um navegador de web
:: 28% dos garotos e 29% das garotas sabem realizar uma chamada pelo celular, mas apenas 20% sabem discar o 911 em caso de emergência

Leia mais
Comente

Hot no Donna