Donna - ir para home

Malhar de manhã é melhor? Clara de ovo ajuda a ganhar músculo? Especialistas respondem

Confira quais são os principais mitos da malhação

Cada aluno precisa montar seu treino personalizado para evitar erros
Cada aluno precisa montar seu treino personalizado para evitar erros Foto: Júlio Cordeiro

Boa parte das pessoas que frequentam academias se deixa levar por informações que circulam na internet ou nos corredores sobre supostas regras da malhação. Algumas não passam de mitos. Outras, ainda que originárias de fontes confiáveis, não podem ser encaradas como verdades absolutas para todos os casos. O professor do curso de educação física da Universidade de Brasília André Reis e o personal trainer Walter Canto comentam algumas questões.

:: Existe horário certo para malhar?
Alguns estudos científicos indicam que o exercício é mais eficaz de manhã, por estarmos com o corpo descansado. Outros preconizam ser mais benéfico no meio da tarde, por estarmos com o corpo aquecido e preparado para o esforço. O indivíduo deve ajustar a atividade física ao seu biorritmo. É importante saber quantas horas de trabalho teve por dia, se teve uma boa noite de sono, qual é a temperatura ambiente da região em que vive, em que horários dorme e se alimenta. Assim, é possível saber em que momento a malhação renderá mais.

:: Exercícios localizados eliminam a gordurinha de algumas regiões do corpo?
Só se forem associados à dieta e exercícios aeróbicos. Um exemplo é a musculatura abdominal. Se você quiser “perder” a barriga e fizer exercícios abdominais, o diâmetro do seu abdômen aumentará, porque o músculo vai hipertrofiar, somando-se à gordura localizada já existente.

:: A velocidade com que se levanta os pesos influi diretamente no resultado final?
Quanto mais lento for o movimento, melhores os resultados para ganho de massa. A atividade voltada para a produção de resistência muscular e queima calórica são aquelas sessões com maior número de repetições e menos prolongadas. Porém, há hipertrofia e queima calórica em ambos.

:: É preciso sentir dores musculares para que o exercício seja eficaz?
Não. A dor está diretamente ligada à metodologia de treino. Ela avisa que você abusou de uma região que não estava preparada para a sobrecarga. Normalmente, quando se ultrapassam os limites, as fibras musculares sofrem microlesões. A sensação dolorosa surge quando substâncias são liberadas na região sensibilizada.

:: Treinar em jejum emagrece?
Ao acordarmos, nossas reservas energéticas estão comprometidas. E, se formos praticar atividade física, ocorrerá uma queda na concentração de glicose sanguínea, que já estava baixa, levando à hipoglicemia. Você ainda perderá massa muscular para suprir a demanda energética.

:: Quem tem varizes pode malhar as pernas?
Sim, para melhorar o retorno venoso, assim como toda a circulação sanguínea. O que não pode é fazer um número alto de repetições nem utilizar cargas máximas.

:: Quem está acima do peso ideal pode correr?
Sim. A aula de corrida é uma atividade orientada por um profissional, que deve respeitar as condições individuais. Além da corrida, é imprescindível fazer alongamentos e musculação para proteger e estabilizar as articulações.

:: Comer clara de ovo após a musculação aumenta seu ganho muscular?
O ovo é um alimento de alto valor biológico. Acreditava-se que a gema era nociva, pois aumentaria a taxa de colesterol. Estudos comprovam o contrário, exceto para diabéticos e pacientes com outras deficiências funcionais. A gema é fonte de ferro, que é fundamental para evitar a anemia. O ovo pode e deve fazer parte da dieta de um fisiculturista ou indivíduo interessado em ganho de massa muscular.

:: Ginástica localizada pode prejudicar a coluna?
Depende do conhecimento do profissional quanto às questões de ergonomia do exercício. O professor precisa saber exatamente os ângulos de posição inicial, execução e finalização do exercício, além do posicionamento entre os pontos importantes da coluna vertebral. A postura é fator primordial nas atividades localizadas. O peso ou a pressão exercida sobre os aneis articulares, se mal distribuídos, podem produzir hérnias de disco de difícil terapia.

:: Não se deve malhar o mesmo músculo todo dia?
Pode-se malhar o mesmo grupo muscular todos os dias. Isso dependerá do nível de treinamento e dos objetivos do atleta. Atletas performáticos podem adotar intervalos de repouso para fortalecimento de determinados grupos musculares de acordo com a especificidade do esporte. Não existe uma “receita de bolo”: caberá ao treinador a escolha dos intervalos de repouso e da agenda de treinamento. Sempre há diferenças para o cidadão que usa a atividade de musculação para propostas de saúde e qualidade de vida e os atletas de alta performance.

  • Carla Anschau – Prof. Ed. Física

    Sobre a pergunta:
    “Quem está acima do peso ideal pode correr?”
    Eu, como profissional da área digo que Não.
    Um indivíduo que está acima do peso deve primeiramente, realizar reforço muscular, para proteger as articulações. Sem este reforço, ele estará muito vulnerável à lesões de tornozelo, joelho e até quadril.
    Antes de praticar a corrida, ele deve praticar atividades aeróbias com baixo impacto, como a caminhada e bicicleta ergométrica por exemplo, aliadas a musculação até que atinja um peso seguro para praticar a corrida. É imprescindível o acompanhamento de um Professor de Educação Física.

  • Vagner Winck

    Muito boa a reportagem, achei muito interessante.
    Gostaria de ver mais reportagens sobre atividades fisicas e de academia.

Cantora comemora 10 anos de carreira com o show N9ve

Moacyr Scliar: A velhice maquiada

Matéria anterior
Lembre aos jovens o que é permitido e o que é proibido fazer

Aprenda a dar limites aos adolescentes

Próxima Matéria