Maquiador dá dicas sobre como usar perfumes no verão

Veja qual a maneira correta de aplicar, escolher e guardar seu perfume

Você trocaria o perfume convencional pelo perfume em cápsulas?
Você trocaria o perfume convencional pelo perfume em cápsulas? Foto: Stock Photos

No verão a maquiagem muda, as roupas também e o mesmo acontece com o perfume, certo? Nem sempre. Segundo o treinador e maquiador da grife Dior, Ricardo Cosenza, no Nordeste do país as pessoas buscam fragrâncias mais intensas porque transpiram mais e acham que as mais suaves não têm fixação.

? A fixação depende do tipo de pele, da etnia, dos hábitos alimentares e até medicamentos podem interferir. Isso que é legal: eu posso comprar o mesmo perfume que você e cada um fica de um jeito, é energia, astral ? diz ele, que prefere aromas cítricos e florais para o verão e abaixo dá algumas dicas para escolher, usar e armazenar os perfumes durante a estação mais quente do ano. Confira!

Como aplicar: borrifar no ar e passar embaixo da nuvem de aroma ou borrifar em zonas de pulsação (nuca, punhos, entre o braço e o antebraço) sem esfregar para não “amassar” as notas. Todo perfume tem notas de saída (a primeira que se sente), de coração (o aroma característico do perfume) e de fundo (a fixação). Quando se esfrega a área onde o perfume foi aplicado, a nota de saída desaparece e a de coração e de fundo viram uma coisa só.

Como escolher: Uma mesma fragrância pode ter quatro formas de apresentação de acordo com a intensidade e a fixação. As colônias, mais suaves, são comparadas ao frescor do banho e têm fixação de duas a seis horas; os eau de toilette são um pouco mais fortes que as colônias e têm fixação de seis a oito horas; os eau de parfum, mais marcantes são o prêt-à-porter dos perfumes e duram entre oito e 12 horas na pele; os parfum, muito intensos, têm fixação de mais de 12 horas e são tão glamourosos que são comparados à alta costura pelos perfumistas.

Como guardar: os mais radicais dizem que o ideal é deixar o perfume dentro da caixa, mas pode ser fora da caixa e dentro do armário. Na bancada do banheiro é que não pode ser: em contato com calor ou umidade, o aroma, a fixação e a cor do perfume podem ser alterados.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna