Maquiagem de festa pode irritar os olhos: confira os cuidados necessários

Foto: Pena Filho

Algumas mulheres costumam usar maquiagem diariamente. Outras usam mais em ocasiões especiais, como em festas como as de Carnaval. Mas existe um risco que geralmente passa despercebido quando o assunto é maquiagem: irritação nos olhos.

Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, mesmo as maquiagens que apresentam o selo “produto dermatologicamente testado” devem ser utilizadas com cuidado, evitando o contato direto com a vista.

? Sombras purpurinadas ou com glitter podem arranhar o cristalino ou ainda se alojar nas pálpebras, causando irritação. Até mesmo na aplicação do rímel a vista pode ser arranhada por falta de habilidade ou descuido. Caso aconteça um incidente semelhante, o ideal é seguir diretamente a um pronto-socorro oftalmológico. Se não for possível, recorra a um médico de confiança ? diz Neves. 

De acordo com o oftalmologista, xampus e sprays para cabelos também inspiram cuidados, já que podem provocar inflamações.

? A conjuntivite tóxica costuma ser causada por xampus que escorrem pelo rosto e penetram nos olhos. Já a conjuntivite química é provocada por cremes que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução, acabam afetando a retina. Quando a vista começa a arder e a pessoa sente dificuldade para enxergar é importante lavar os olhos abundantemente com água fria.

Se o sintoma persistir, ou mesmo se agravar, nunca espere para resolver o problema sozinha. Procure ajuda especializada imediatamente. 

Leia mais
Comente

Hot no Donna