Marco Antônio de Biaggi lança livro e dá dicas para ter cabelos de celebridade

Foto: Divulgação

Sabe aquele cabelo de modelo em capa de revista? Poderoso, sexy, com brilho e movimento? Ele é responsável pela execução de mais de 700. Seu salão, o MG Hair Design, em São Paulo, foi eleito um dos dez mais luxuosos do mundo pela revista Elle alemã. Por lá circulam nomes como Athina Onassis, Carolina Herrera, Naomi Campbell, Adriane Galisteu e Luiza Brunet.

Sem dúvida, Marco Antônio de Biaggi é um dos cabeleireiros mais badalados do país. E agora o talento do hairstylist pode ser conferido nas 170 páginas da obra Estilo Biaggi, recém-lançada pela Editora Melhoramentos. Fotos exclusivas de mais de 60 celebridades nuas estampam as páginas do livro. Afinal, o que interessa é o penteado. A obra, um verdadeiro guia de estilo, explica em detalhes os cuidados específicos para cada tipo de madeixa e desvenda truques para ter cabelos sempre lindos.

DonnaZH – A gente vê essas celebridades sempre maravilhosas, mas como sair de casa de manhã com o cabelo pelo menos decente?
Marco Antônio di Biaggi – As celebridades fazem miséria nos cabelos delas. Usam 550 produtos para ficarem lindas nas fotos. O segredo que a brasileira tem que aprender é usar xampu, condicionador e mais um leave in, o creme sem enxágue. É fundamental. Se o cabelo é ondulado ou tem química, tem que usar o leave in, pois é isso que vai agir até a próxima lavagem. Os meus favoritos são com manteiga de karité. Outra coisa que adoro são as ampolas, que são imbatíveis em termos de hidratação. Marca vendidas porta a porta também têm diversos produtos bons, que custam menos de R$ 10.
 
DonnaZH – Qual o segredo para ter cabelos de celebridade?
Biaggi – Primeiro, ter um corte repicado. Cabelo reto é cafona. Depois, recomendo que faça alguma coloração. Minha favorita são as mechas, que ainda realçam o repicado. Pode ser desde o topo da cabeça ou só na volta do rosto. Se você não abre mão de ser morena, busque um tom de marrom estilo café expresso ou caramelo.

Donna ZH – Como cada mulher pode encontrar o estilo de cabelo ideal?
Biaggi – Tem que encontrar um cabelo que acha bacana e descobrir quem fez. A gente não faz mais o cabelo de acordo com o formato do rosto. Hoje, se cria de acordo com o estilo de vida da pessoa. Em cinco minutos de papo, você traça o perfil da cliente. Lógico que existem algumas regras, mas não são fundamentais.

Donna ZH – Como manter a elegância em um dia de chuva, que deixa o cabelo grudado e com frizz?
Biaggi – O ideal é esfregar um pouquinho de pomada boa na palma das mãos, que vai ajudar a fazer um rabo de cavalo rapidinho. É uma coisa muito sexy e fica lindo agora no inverno com golas altas.

DonnaZH – Dê uma dica de penteado infalível que possa ser feito em cinco minutos.
Biaggi – Prenda o cabelo em um coque banana displicentemente com dois grampinhos. Use duas tiaras pretas e finas.

OS TRUQUES DE BIAGGI

CRESPOS

Cachos são sexy. Se alguém ainda tem dúvida, basta trazer à memória divas como a atriz americana Sarah Jessica Parker e as brasileiras Ana Paula Arósio e Maria Fernanda Cândido. Não dá para questionar a beleza dessas mulheres. É verdade, porém, que manter os caracóis domados e irresistíveis demanda cuidados extras:

Esse tipo de cabelo pede hidratação poderosa, pois costuma ser mais ressecado. É que a oleosidade natural não chega tão facilmente a toda extensão do fio. Invista em produtos que tenham manteiga de carité ou óleo de abacate. Além da dupla xampu e condicionador com ação hidratante, para manter os cachos saudáveis e brilhantes é preciso adicionar uma máscara potente (uma vez por semana) e um leave-in (sempre que lavar o cabelo).

Um corte sob medida.

Um dos maiores segredos para evitar o volume desse cabelo e manter os caracóis comportados está no corte, que deve ser arredondado na parte de trás e também na frente, começando na altura do queixo.

Bons companheiros

Investir em um babyliss médio pode ser a solução para muitos dos seus problemas com os cachos rebeldes. Veja como usar e abusar dessa ferramenta:

Sem crise pela manhã. Não precisa lavar o cabelo toda manhã para arrumar a bagunça que uma noite de sono provocou nele. Escolha algumas mechas e modele os caracóis com o babyliss, rapidamente.

Penteado de noite em segundos. O truque anterior funciona perfeitamente para dar uma reavivada nos cachos no fim do dia. Saem os cachos e entram as ondas. Faça uma escova no cabelo, para alisá-lo um pouco. Depois, enrole mechas no babyliss (na posição vertical) e deixe-o solto.

Leave-in

Recorra ao melhor amigo do cabelo enrolado: o leave-in. Mas, para conseguir um bom resultado, é importante escolher o tipo certo:

Cachos grossos e volumosos se dão melhor com produtos potentes, como os modeladores em creme ou em gel. Isso porque eles dão mais peso aos fios, diminuindo o volume. Cachos finos normalmente precisam é de definição. Fique, então, com as opções mais leves, como ativadores de cachos em spray ou musse. E não se esqueça de que esses produtos devem ser aplicados no cabelo úmido.

FRANJA

Muito se fala sobre ela, para o bem e para o mal. Para mim, entretanto, a franja é um dos maiores clássicos da beleza. Ela está para o cabelo assim como o jeans e a camiseta branca estão para a moda. O que não falta são motivos para encarar o penteado:

Nunca sai de moda.
Rejuvenesce.
É uma ótima alternativa para quem quer dar uma repaginada no visual sem precisar partir para uma mudança drástica.
Não tem idade. Para usá-la, basta ter estilo.
Veja o caso das atrizes americanas Goldie Hawn (64 anos) e Katie Holmes (28 anos) e a modelo inglesa Kate Moss (35 anos).
É muito versátil. Com algumas tesouradas, você consegue resultados completamente diferentes: moderna, sexy, chique, descontraída…
É sexy e provocativa.

TIPOS E COMPRIMENTOS

Qualquer pessoa pode usar franja. Basta escolher a certa para seu tipo de rosto, de cabelo e estilo de vida. Uma boa conversa com o especialista vai ajudá-la na melhor decisão.

Longa e reta – Não ficam bem em quem tem cabelo muito fino. Nos ondulados, será preciso fazer uma escova para elas manterem o estilo.

Curta e desfiada – Melhor para cabelo liso. O muito enrolado pede escova todo dia, porque basta um pouco de umidade para ela encrespar. Cuidado: nunca corte acima do meio da testa!

De lado – Ótima para quem quer facilidade. Fica bem com a maioria dos cabelos, porque é fácil de secar e dá um ar natural, pois se mistura com os fios ao redor do rosto.

FRIZZ FORA DE HORA

Basta o tempo virar e uma certa umidade ou garoa aparecer para ondas elétricas começarem a  levantar seus fios? Esquente um pouco de sérum na palma das mãos e passe delicadamente nos fios. Não exagere na quantidade para o cabelo não ficar parecendo sujo.

PONTAS ESPIGADAS

Provavelmente você sabe que, para acabar de verdade com o mal, o certo seria passar por umas boas tesouradas, para tirar as pontas duplas. Mas, enquanto não senta na cadeira do cabeleireiro, é possível selar as cutículas provisoriamente com um bom reparador de pontas. Outra opção é evitar fazer escova ou chapinha enquanto não corta o cabelo. Nos fios muito lisos, as pontas duplas gritam! Aposte em um look mais enrolado.

FIOS CURTOS

Sim, é possível virar uma Rapunzel em questão de minutos. Mas para isso você vai precisar de tiras de alongamento. Basta fixá-las na parte de baixo do cabelo para ganhar alguns centímetros. Elas também são ótimas para dar volume!

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna