Médicos explicam as melhores técnicas para remover tatuagens

Quando o desenho é pequeno, pode ser aplicada anestesia local para o procedimento

Angelina Jolie já apagou com laser uma tattoo e fez outra por cima
Angelina Jolie já apagou com laser uma tattoo e fez outra por cima Foto: AFP

Fez uma tatuagem e agora está arrependido? Fique tranquilo, os tratamentos para apagar a marca estão cada vez mais eficazes e seguros. O processo ainda é caro, dolorido e bastante demorado, mas geralmente apaga completamente o desenho. A dermatologista Roberta Bibas, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que os melhores resultados são nas tatuagens de tinta preta. Já as tatuagens muito grandes ou de várias cores dão mais trabalho, mas também somem. Com as novas tecnologias, os tons de verde e vermelho – que antes eram impossíveis de serem apagados – também podem ser retirados da pele.

– Atualmente, os melhores métodos no consultório são o Q Switched Laser e o Laser de Ruby, dois aparelhos supereficientes na remoção dos pigmentos. O tratamento dói, mas o médico aplica um anestésico tópico antes da sessão – explica a dermatologista.

Cada sessão com o laser custa cerca de R$ 300 e são necessárias cerca de 10 aplicações para apagar o desenho. Tatuagens grandes ou muito coloridas geralmente precisam de mais sessões. Nem sempre a pele fica perfeita. Alguns dermatologistas alertam que, dependendo do paciente, a pele pode ficar um pouco mais clara ou mais escura no local tratado.

– A quantidade de sessões depende da cor da tatuagem. As pretas saem bem mais rápido. A retirada de tatuagens com pigmentos verdes e amarelos é mais complicada, mas tenho casos de bons resultados em remoção de tatuagem preta e com pigmentos vermelhos com o laser – completa Roberta.

Se o longo processo ou a tatuagem excessivamente colorida causam um certo desânimo para encarar o tratamento com laser, uma outra opção pode ser a remoção cirúrgica. O cirurgião plástico Marcelo Daher afirma que o procedimento funciona melhor nas tatuagens pequenas e que o tratamento não é livre de complicações.

– A cirurgia retira a pele desenhada e pode ser feita em qualquer parte do corpo. A procura por esse procedimento vem diminuindo, já que atualmente muitas empresas aceitam pessoas tatuadas. Há um tempo, muita gente tinha que remover o desenho na pele para conseguir um emprego. Hoje até alguns órgãos públicos, como a polícia e o exército, já aceitam pessoas tatuadas.

Ele lembra que, com a cirurgia, a região da tatuagem ficará para sempre marcada. Dependendo da área tratada, é preciso aplicar anestesia geral. Quando o desenho é pequeno, pode-se aplicar anestesia local.

Se a ideia não é apagar para sempre, mas apenas para um evento especial, basta aplicar uma boa camada de base própria para esconder tattoos. As melhores são da marca Kryolan, que duram até 4 dias na pele. Os cosméticos próprios para esconder os desenhos podem ser encontrados em farmácias especializadas.

Leia mais
Comente

Hot no Donna