Meia-calça é hit deste inverno para criar looks bem femininos

Saiba como cuidar da sua peça e mantê-la intacta até o próximo inverno

Cada estilo de meia-calça favorece um tipo físico diferente
Cada estilo de meia-calça favorece um tipo físico diferente Foto: Canal Crystal, Divulgação

Por muito tempo elas ficaram embaixo das roupas, com a missão de esquentar o corpo. As mais radicais decretaram o seu fim. Depois de temporadas no anonimato, a meia-calça ganhou pernas e está mais à mostra do que nunca.

E não é preciso mais salto alto e um vestido fino para usar a peça. Neste inverno, ela vai com tudo, incluindo o jeans. A publicitária e estilista Juliana Meira ressalta que a meia-calça é uma das principais tendências da estação.

– Ela mostra a perna e aquece. A top de todas é a rendada, que fica sensual pela transparência.

A peça é democrática. Para a estilista da Trifil e da Scala Gaíta Mello, ela cai bem com qualquer idade e tipo físico. A grande sacada é saber escolher o modelo.

– Mulheres que querem parecer mais magras podem usar meias com riscas verticais, que alongam a silhueta, evitando estampas grandes. Já as mulheres de pernas finas podem abusar dos desenhos, como o xadrez e o floral.

Juliana acredita que as meias só devam ser evitadas por mulheres de pernas muito curtas e grossas, para não chamar atenção demais. A peça também pode ser adaptada ao frio. Fios 15 e 20 são as mais finas. As mais encorpadas têm fio 40, 60, 80 e 110. O tecido também varia. Para dias de temperaturas muito baixas, use lã em vez de nylon.

As cores são neutras, como o preto e o cinza. Para fugir disso, vá de marrom e tom berinjela. Se a ideia é variar o visual, abuse das estampadas. O xadrez é a grande vedete, principalmente o vermelho com preto. As variedades não param por aqui. Alguns modelos indispensáveis no passado voltam com versões repaginadas, como a meia arrastão.

– A trama é mais fechada, os quadradinhos são duplos, fica uma composição mais contemporânea – observa Juliana.

Está lembrada da costura atrás da meia? Na falta de nylon, durante a Segunda Guerra, as mulheres pintavam as riscas nas pernas, para fingir que estavam com a peça. Agora é bem mais fácil, basta correr às lojas. São as chamadas meias Marilyn, que deixam qualquer look mais sedutor.

Cuide bem das suas

A meia-calça deve permanecer como uma peça fundamental do guarda-roupa por muitos invernos. Para que elas durem, fique atenta a estas dicas:

? Lave à mão, com sabão neutro
? Guarde a meia enrolada, dentro de um saco plástico
? Para vestir, junte a meia-calça entre as mãos de forma delicada, enfi e os pés e desenrole até chegar em cima na coxa. Faça o mesmo na outra perna, ajeite no bumbum, nos quadris e na cintura

Meia-calça combina com…

– Microvestidos: também são hit da estação. Quanto mais curto e justo, melhor!

– Sapatos: peep-toes, scarpins, ankle boots, sapatilhas… Abuse da combinação. Só evite usar com sapatos presos no tornozelo ou abertos atrás. Com os peep-toes, procure uma meia escura para que os dedos não apareçam

– Saias e shorts jeans: dê preferência aos modelos larguinhos, para não tornear demais o corpo, deixando o look over

Palpite de quem entende

“As meias são provavelmente as peças mais absolutas deste inverno. Elas têm esse poder fantástico de transformar o look e, principalmente, fazer com que as roupas do closet do verão ganhem nova cara para serem aproveitadas no frio. Olha o que aconteceu com o shortinho jeans. As celebridades fashionites Nicole Ritchie e Katie Holmes nos ensinaram que, com uma boa meia fio 80, ele entra nas top trends desta temporada. E o look já passeia pelas ruas! O ideal é escolher o shortinho com cintura mais alta para não cair no vulgar. As peças com bainhas desfiadas e até um rasgo aqui ou ali são as mais atuais – aquela que você tem em casa também está valendo. Aliás, essa é uma tendência que já está no seu guarda-roupa. Pode procurar lá: meia-calça preta (ou berinjela, ou marinho, desde que ela seja bem fechada), shortinho jeans, basiquinha e um casaco mais pesado para dar aquele climão de outfit de inverno. Agora, é só dar uns retoques na frente do espelho e sair fazendo bonito.”
Por Beatriz De Luca é jornalista, especializada em Moda e escreve no blog www.meufashionblog.blogspot.com

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna