Meninas começam a usar maquiagem cada vez mais cedo

Fique de olho no comportamento infantil desde cedo

Foto: TK Helena

As meninas de hoje se ligam cada vez mais cedo em maquiagens, salão de beleza e que prefiram roupas a brinquedos. Uma das explicações para o fenômeno está na quantidade dos estímulos, seja por TV, internet ou até mesmo pelos próprios cuidadores.

? Crianças que se sentem abandonadas, por exemplo, podem reconhecer a valorização do belo como um dos únicos caminhos para se sentirem importantes ? explica a psicóloga Thaís Gonzatti Fernandes.

O psiquiatra Alceu Gomes acrescenta um dado relevante: nos últimos 40 anos, as meninas estão menstruando cada vez mais cedo. Segundo o especialista, isso é resultado da erotização precoce, pois estímulos externos têm representatividade biológica no corpo humano. Quanto menos a criança for exposta a esses estímulos, melhor, diz Gomes.

A professora de Psicologia da Educação Tânia Ramos Fortuna lembra que, como os adultos, as crianças também sofrem influência do meio, cujos valores são o culto à beleza, a tecnologia e o consumo exagerado. Não se pode esquecer, entretanto, que entre quatro e seis anos ocorre a chamada afirmação da identidade de gênero.

? Usar maquiagem, experimentar roupas e sapatos dos adultos e imitar gestos e posturas são atitudes saudáveis, pois representam brincar de ser adulto ? conclui Tânia.

Fique de olho
– Evite que o uso de maquiagem se torne um hábito diário.
– Atente para a necessidade constante de elogios. Manter a criança presa na ideia de superioridade e triunfo a qualquer preço colabora para torná-la ansiosa.
– Observe se a criança está atravessando algum período crítico que a leve a querer chamar atenção exagerada para si (exemplo: separação dos pais) e busque ajuda especializada em caso de dúvida.
– Mostre para o seu filho que beleza física não é o mais importante.
– Não use cosméticos de adulto e muito menos de boneca. Eles devem ser antialérgicos, e é importante fazer um teste antes de usar. O produto deve ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ser específico para o público infantil.
– Prefira cores claras, como rosa e branco.
– Remova sempre a maquiagem. Um lenço umedecido basta.

Fontes: Thaís Gonzatti Fernandes, Tânia Fortuna e Alceu Gomes

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna