Mergulhe de corpo e alma em um banho terapêutico relaxante

Técnicas ajudam a aliviar o estresse e melhorar o humor

Calor ajuda a descontrair os músculos tensos durante o inverno
Calor ajuda a descontrair os músculos tensos durante o inverno Foto: Charles Guerra

Que tal ficar mergulhada numa banheira com água quente por 30 minutos e esquecer da vida? Os banhos terapêuticos são uma opção para quem procura desestressar e melhorar aspectos emocionais e físicos que não andam muito legais.

Na água são colocados óleos essenciais e flores, que atuam no organismo. Como explica a naturóloga Marília Scur, do Aruna Health Spa, de Florianópolis, os óleos contêm o princípio ativo da planta e podem ser estimulantes ou relaxantes.

:: Endereços em Porto Alegre
:: Endereços em Florianópolis

Uma gota da substância equivale a 30 xícaras de chá da planta. Num banho são usadas 10 gotas. Por isso, a escolha do óleo deve ser feita por um profi ssional.

– Eles têm contraindicações e precisam ser usados com critério – observa Marília.

Para quem quer utilizar algum óleo em casa, ela aconselha o de lavanda, que é relaxante, antisséptico e ajuda no equilíbrio emocional. Antes de entrar na água, são necessários alguns cuidados. Como ela fica a uma temperatura de 37ºC, pode baixar
a pressão. Não é recomendado permanecer imerso por mais de meia hora.

A naturóloga Bruna Cassini Soares, do Shambala Spa Zen, na Lagoa da Conceição, recomenda que depois do banho terapêutico, a pessoa faça alguma massagem, para completar o relaxamento. Grávidas e idosos recebem atenção especial.

No Spa Zen, a pessoa entra numa banheira de pedra vulcânica, num lugar reservado à luz de velas, bem longe do frio. A pessoa fica imersa com óleo essencial, flores e sal grosso. No local também são oferecidos outras terapias que combinam com o inverno. Uma delas é a massagem com pedras quentes, colocadas nos pontos de tensão do corpo. O calor ajuda a descontrair os músculos.

Leia mais
Comente

Hot no Donna