Mesmo em Porto Alegre você pode andar de bicicleta com segurança, saiba como

Em um passeio na ciclovia ou no parque gasta-se em torno de 200 calorias a cada meia hora

Andar de bicicleta traz benefícios para o sistema cardiorrespiratório, melhorando o condicionamento físico, ajuda a emagrecer e ainda deixa mais firme a musculatura das pernas e dos glúteos. A quantidade de calorias queimadas durante a pedalada varia de acordo com o tipo de exercício executado. Em um passeio na ciclovia ou no parque gasta-se em torno de 200 calorias a cada meia hora. Em uma aula de spinning, na qual grupos de alunos pedalam dentro da academia com orientação de um professor e com muita música e motivação, gasta-se no mínimo 300 calorias a cada 30 minutos.

Para quem gosta de pedalar ao ar livre, curtindo as paisagens da cidade, as melhores opções são os parques Marinha do Brasil e Redenção por serem espaçosos, terem bastante vegetação e vistas bonitas para contemplar durante o passeio. Ainda há a opção das ciclovias da Usina do Gasômetro e de Ipanema, que têm como companhia o Guaíba.

Durante os finais de semana e feriados a pista central da III Perimetral fica fechada para o tráfego de veículos e destinada aos ciclistas, caminhantes, corredores e skatistas. São 10 km de extensão, com piso de concreto e poucas sinaleiras, o que possibilita um treino com poucas paradas. O corredor de ônibus da avenida Érico Veríssimo e toda a avenida Beira Rio também são fechadas nos finais de semana e feriados para a prática de esportes.

Outra opção para os ciclistas é a avenida Diário de Notícias, que possui uma ciclovia de 2 km de extensão. De acordo com a assessoria de imprensa da EPTC mais duas obras de ciclovias estão previstas para este ano, são elas nas avenidas Sertório, com 8 km, e Ipiranga, com 9,4 km. Em março as obras da ciclovia da Restinga , com 4,8 km, devem ser concluídas e liberadas para o tráfego.

Cuidados ao andar de bicicleta:

– Procure pedalar nas horas em que o sol está mais baixo

– Use protetor solar

– Não esqueça de levar uma garrafinha de água

– Use roupas leves e claras no verão

– Durante o inverno prefira as malhas, que deixam o corpo mais aquecido e não atrapalham os movimentos

– Proteja-se com capacete, cotoveleira e joelheiras

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