Michelle Obama lidera lista das mulheres mais poderosas da Forbes

Primeira-dama dos Estados Unidos subiu 40 posições no ranking da revista

Michelle Obama na posse do marido em 20 de janeiro do ano passado
Michelle Obama na posse do marido em 20 de janeiro do ano passado Foto: Jae Hong, AP

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, subiu 40 posições e aparece no topo da lista deste ano das mulheres mais poderosas da revista Forbes.

Chegando ao primeiro lugar do ranking, Michelle destrona a chanceler Angela Merkel, que ocupou a colocação máxima nos últimos quatro anos.

A secretária de Estado americana Hillary Clinton também melhorou bastante sua posição na lista, galgando 36 lugares até o 5º.

Merkel, por sua vez, foi rebaixada para a 4ª posição, atrás de Irene Rosenfeld, presidente da Kraft Foods, e da apresentadora Oprah Winfrey.

A Forbes afirma ter optado por “olhar melhor para a cultura” ao elaborar o ranking de 2010.

? Nossa avaliação se baseia menos em títulos tradicionais e papéis e mais em influência criativa e empreendedorismo ? explicou a publicação.

Isso explica, por exemplo, porque as cantoras pop Lady Gaga e Beyoncé Knowles também aparecem no top 10, na 7ª e 9ª colocações, respectivamente, junto com a apresentadora e homossexual assumida Elen Degeneres, que ficou com o 10º lugar.
Apesar de não ocupar nenhum cargo oficial, a Forbes diz que Michelle Obama provou ter muita influência política na Casa Branca, citando sua bem sucedida campanha contra a obesidade infantil.

? Sendo a primeira afro-americana no posto, ela mudou a cara do gabinete (literalmente), e com altos e consistentes níveis de aprovação, tornou-se um modelo para uma nova geração de meninas e mulheres em todo o mundo ? escreveu a Forbes.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna