Moda eticamente correta ganha espaço no calendário de Londres

Evento realizado ao ar livre teve participação de estilistas superconhecidos

Stella McCartney e Vivienne Westwood participaram do evento
Stella McCartney e Vivienne Westwood participaram do evento Foto: Reprodução

No último dia 17 de setembro, pela primeira vez, o Conselho de Moda Britânico (BFC, na sigla em inglês) abriu espaço em seu calendário oficial para um desfile de moda sustentável. Até agora, a moda ética existia só nos arredores da semana de Londres, mas, nesta temporada, ganhou status equivalente ao de aclamados estilistas internacionais, como Burberry e Christopher Kane.

O evento rolou ao ar livre nos jardins da Clarence House, a casa oficial do Príncipe Charles em Londres, e teve desde estilistas estabelecidos ? como Stella McCartney e Vivienne Westwood (de cabelo laranja nas fotos ao alto) ? até marcas novas como Junky Styling e People Tree ? conhecida por suas colaborações com celebridades como Emma Watson e Sienna Miller. O evento foi promovido em parceria com a START, iniciativa da fundação do príncipe Charles. O desfile foi parte do festival A Garden Party to Make a Difference (Uma Festa no Jardim para Fazer a Diferença).

O evento traduz o empenho do BFC em trazer a moda sustentável para o seu guarda-chuva principal. No passado, os “ecoeventos” eram vistos como algo separado do acontecimento principal, mas o desfile da START foi um movimento significativo para elevar o nível da moda sustentável. Mas, apesar disso, o BFC reconhece que ainda existe um longo caminho a ser percorrido.

Chloe Kerman, editora de moda da revista TANK, que foi a stylist do evento, também admitiu que a ecomoda ainda precisa correr muito para ganhar o espaço adequado na indústria.

? Como as pessoas estão começando a considerar sua responsabilidade social como consumidores, os estilistas estão realmente começando a considerar essa filosofia como parte de seu processo ? afirmou Chloe.

Mais sobre a Garden Party: www.startgardenparty.co.uk 
E sobre a London Fashion Week: www.londonfashionweek.co.uk

:: A London Fashion Week já abriga a Esthetica, uma exposição fixa que apresenta as criações de designers empenhados em trabalhar a moda ecossustentável.

:: A iniciativa teve início há quatro anos com 13 estilistas. 

:: A Esthetica chegou à 9ª edição, recebendo 37 designers selecionados por suas credenciais éticas e sua excelência em design.

Leia mais
Comente

Hot no Donna