Monte em casa um spa rápido e prático antes do Dia dos Namorados

Fique ainda mais bela para comemorar a dois a data romântica

Relaxar em casa é possível com as etapas sugeridas
Relaxar em casa é possível com as etapas sugeridas Foto: Stock Photos, Divulgação

Quer ficar linda e divina para aproveitar o Dia dos Namorados ao lado de seu par ou, quem sabe, arrumar um? Então confira as mais variadas dicas da profissional à frente do Spa Fasano, Renata de Abreu, que ensina como montar um spa em casa.

São orientações preciosas de automassagens com todo o passo a passo na face, para dar aquela rejuvenescida, no cabelo, que fica sedoso e brilhante, e no abdômen, para diminuir o inchaço. Renata também usa e abusa dos poderes dos óleos essenciais, para aromatizar o ambiente, e a criação de todo o clima para estar linda e bela à espera dele. Confira.

1 – Tato:

A automassagem facial e corporal é fácil, rápida e deve ser feita todos os dias, não somente nesse day spa. É claro que, no dia a dia, elas serão mais rápidas, mas mesmo assim garantem as curvas livres de edema, o intestino funcionando melhor, o cabelo mais bonito e forte! Para esse dia especial, confira as três sequências com suas respectivas receitas caseiras de beleza:

Couro cabeludo:

Essa massagem estimula a oxigenação do couro cabeludo e a hidratação dos fios. Quando envelhecemos, os folículos do cabelo entram aos poucos em estado de dormência, aos estimularmos o couro proporcionamos firmeza e maciez aos cabelos.

Passo 1 – Separe todo o cabelo em três mechas a serem trabalhadas, com escova de fibras largas, escove os cabelos contando 20 escovadas para cada mecha.

Passo 2 – Prepare uma mistura de 150ml de soro fisiológico com folhas de hortelã batidas e um saquinho de chá de ginseng. Com um pente, divida o cabelo e vá aplicando a mistura com um chumaço de algodão. Aplique a mistura diretamente no couro cabeludo, por toda extensão da cabeça. Essa mistura irá limpar,estimular e tonificar o couro cabeludo.

Passo 3 – Com a ponta dos dedos (não as unhas), faça pequenos círculos da frente da cabeça até a nuca e da lateral as orelhas, até que os dedos se encontrem no topo da cabeça. Vá emendando um círculo ao outro de modo a caminhar sem perder o contato com o couro cabeludo. Nesse movimento, sentimos o chá de gengibre esfoliando o couro cabeludo de forma natural e confortável.

Passo 4 – Agora, de volta à frente da cabeça, percorra o mesmo percurso com um movimento “para frente e para trás”, feito também com a ponta dos dedos, de modo a movimentar o couro cabeludo de um lado para o outro em todas as direções. Como que se fosse descolá-lo da cabeça. Esses movimentos aliviam as tensões mais profundas da cabeça.

Passo 5 – Nessa última manobra, deslize os dedos dentro dos cabelos, feche as mãos fazendo leves trações para cima. Esse movimento pode ser feito rapidamente coma uma fricção e puxões para cima. Deve ser feito por toda extensão da cabeça, principalmente na nuca. Energiza e estimula o couro cabeludo.

Passo 6 – Misture 80 ml de azeite a uma xícara de chá de camomila quente. Deixe descansar em um recipiente fechado por 30 minutos. Misture bem e aplique nas pontas e no comprimento dos cabelos. Evite a raiz e deixe agir por 20 minutos cobrindo a cabeça com uma toalha morna ou touca térmica. Quando for tirar o óleo do cabelo, coloque uma pequena quantidade de xampu diretamente sobre ele para emulsionar o óleo, que pode ser enxaguado com mais facilidade. Reaplique o xampu e prossiga com a lavagem habitual utilizando água morna.

Face:

Para um efeito rejuvenescedor na face, a receita é uma esfoliação com loção caseira à base de germe de trigo, máscara tensora com clara de ovos e drenagem linfática facial modeladora:

Passo 1 – Lave o rosto abundantemente com água filtrada.

Passo 2 – Misture 250 ml de leite a 1 xícara de camomila seca, deixe em infusão por alguns minutos, coe e descarte a camomila. Junte ao mel o germe de trigo, misture bem. Aplique por toda a face e pescoço em movimentos circulares e ascendentes, sempre caminhando para a lateral do rosto, no sentido das orelhas e das margens do couro cabeludo. No nariz, segure a ponta para um lado e faça os movimentos circulares no lado oposto que ficou esticado. Enxágue com água filtrada.

Passo 3 – Agora, misture em uma tigela: 1 clara de ovo, 1 colher de sopa de salsa picada e 2 colheres de iogurte natural. Mexa bem até formar um creme homogêneo e aplique no rosto e no pescoço por 15 minutos.

Passo 4 – Retire a máscara. Escolha um creme facial para seu tipo de pele e deslize a ponta dos dedos no sentido das orelhas e base do couro cabeludo, modelando a face com movimentos ascendentes (para cima).

Na base do pescoço, pressione levemente com os dedos os centros linfáticos. Da mesma forma, faça esse bombeamento atrás da orelha. Inicie a massagem do pescoço, deslizando toda a palma da mão para cima, até o queixo. Pode-se curvar a cabeça um pouco para trás e intercalar as mãos, fazendo um x, deslizando da base do lado esquerdo do pescoço até a ponta do lado direito do queixo. São 10 vezes em linha reta e 10 vezes para cada lado cruzado.

No queixo e na boca, os deslizamentos partem do centro até as laterais das orelhas. Os movimentos devem ter pressão necessária para sentir a expressão esticada sem sentir dor. Faça várias linhas horizontais, 10 repetições em cada altura de linhas, com os dois lados simultâneos. Nas bochechas, os deslizamentos devem fazer a curva do osso zigomático, empurrando-o para cima, também 10 vezes. Na região dos olhos, o deslizamento é de fora para dentro, fazendo um círculo contrário.

Na testa, o deslizamento parte do centro da testa até as laterais da cabeça. Divida a testa em três linhas horizontais e deslize 10 vezes em cada linha, os dois lados simultaneamente.

Da ponta mais alta da sobrancelha, faça deslizamentos com a ponta dos dedos para cima, até a base do couro cabeludo, também 10 vezes.

Para encerrar, deslize os dedos partindo do centro da testa, nas margens do couro cabeludo, passando pelas orelhas até chegar à base do pescoço, onde nas saboneteiras das clavículas você deve bombear lentamente três vezes, liberando todo o edema e as toxinas da face.

ABDÔMEN:

Para uma barriga bem sequinha, é necessário um excelente funcionamento do intestino. Além de afinar a silhueta a pele, também agradece muito.

Passo 1 – Para essa automassagem usa-se óleo de abacate (ou óleo de amêndoas) quente com 6 gotas de óleo essencial de erva doce e 4 gotas de óleo essencial de lavanda.

Passo 2 – Pressione levemente com as duas mãos a região das virilhas para acordar os centros linfáticos.

Passo 3 – Espalhe o óleo aquecido por todo o abdômen em movimentos no sentido horário. Faça 10 círculos, deslizando a palma das duas mãos com pressão.

Passo 4 – Com a ponta dos dedos, faça minicírculos localizados, girando ainda no mesmo sentido da manobra anterior. Quando algum ponto incomodar, pare a ponta dos dedos sobre ele, inspire e, ao soltar o ar, pressione profundamente sobre o ponto, circulando em sentido horário. Esse passo deve ser executado lentamente para que sejam detctados pontos de estagnação. Após três detalhados círculos, repita o Passo 3.

Passo 5 – Com as duas mãos posicionadas no centro baixo das costas, na região lombar, deslize as mãos para a frente do abdômen, com pressão, modelando a cintura, até a virilha. Repita essa manobra 10 vezes.

2 – Olfato:

As vias nasais apresentam muitos receptores nervosos olfativos que são ligados a uma parte do cérebro associada às emoções. Os óleos essenciais são poderosas ferramentas terapêuticas e de beleza.

– Um óleo essencial puro penetra na pele em alguns minutos e permanece na corrente sanguínea por mais de 24 horas – explica Renata. – Além de escolher um ou mais óleos essenciais para esse dia, que poderão estar espalhados pela casa em aromatizadores, prepare infusões para inalações e banhos com esses poderosos ingredientes que, quando 100% naturais, não agridem o olfato, não causam alergias ou dores de cabeça. Levantam o astral, a estima e fazem você se sentir bela e bem amada!

Para aromatizar o ambiente:

Em difusor misturar: 6 gotas de Hortelã – Pimenta + 6 gotas de Ylang Ylang + 4 gotas de Gerânio. Essa mistura é afrodisíaca, antidepressiva, refrescante e alivia sinusute e dores de cabeça.

Para efeitos mais poderosos:

Na banheira, misturar: 1 colher de sopa de óleo de amêndoas + 6 gotas de Lavanda + 4 gotas de Ylang Ylang + 4 gotas de Gerânio.

Ou 1 colher de sopa de óleo de amêndoas + 6 gotas de lavanda + 4 gotas de Lemon grass + 4 gotas de Hortelã Pimenta.

É indispensável o uso do óleo de amêndoas ou qualquer óleo base, quando utilizar óleos essenciais diretamente na pele. Se não tiver uma banheira, sem problemas… prepare a misture e jogue no corpo como um banho de balde!

3 – Música:

Para começar, selecione músicas alegres e estimulantes, mas nada de batidão. Músicas muito relaxantes ou tristes também não são indicadas. Encha-se de auto-estima e disposição.

4 – Colorido:

Enfeite a casa com flores coloridas. O verde estimula, proporcionando frescor e trazendo sensação de juventude; o amarelo energiza, mas aumenta o apetite. O laranja é ideal, porque energiza, estimula, fortalece ossos e pulmões e de quebra é afrodisíaco!

5 – Paladar:

Para estimulá-lo, sem ganhar muitas calorias e manter uma pele linda, o ideal é um cardápio à base de muita água, chá branco, folhas, iogurte, carne branca e frutas vermelhas. Esses serão os ingredientes chaves de um menu estimulante e antienvelhecedor. Entre as cinco refeições , beba bastante água e chá verde e branco.

Confira a sugestão de cardápio para o Dia dos Namorados:

Café da manhã:
1 xícara de chá branco
1 omelete
1 suco de maçã, limão e gengibre

Lanche da manhã:
Iogurte desnatado com morango e linhaça moída

Almoço:
Tomates cerejas
Peixe ou frango grelhado
Manjericão
200 gramas de arroz integral

Lanche da tarde:
2 torradas integrais light
Queijo branco e geléia de fruta vermelha

Jantar:
Salada de folhas verdes variadas: rúcula, agrião , alface.
Sardinha assada
Iogurte desnatado
Amêndoas picadas
Pimenta rosa (misturar todos os ingredientes acima e acrescentar algumas pimentas no final para decorar).

Leia mais
Comente

Hot no Donna