Morre o estilista Joseph Ettedgui, criador da marca Joseph

O casal durante cerimônia de entrega do Oscar 2009
O casal durante cerimônia de entrega do Oscar 2009 Foto: Matt Sayles

O estilista Joseph Ettedgui, criador da empresa de moda Joseph, morreu nesta quinta-feira em Londres aos 74 anos devido a um câncer, informou nesta sexta-feira o site da companhia.

O desenhista, que vendeu a marca Joseph há cinco anos por 23,8 milhões de libras, se destacou no mundo da moda por seus desenhos clássicos com bordados de grande qualidade, coletes de algodão e camisas brancas.

Filho de um vendedor de móveis franco-marroquino, ele emigrou de Casablanca (Marrocos) para Londres no final dos anos 50 para trabalhar como cabeleireiro. Durante os anos 60, passou a frequentar Paris, onde conheceu o estilista japonês Kenzo e começou a vender seus jérseis de cores alegres em sua barbearia.

Não demorou para as roupas começarem a ofuscar os penteados levando Ettedgui a abrir sua primeira loja em 1972, no bairro londrino de Chelsea, a qual se seguiram outras dezenas de lojas na Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos.

Miuccia Prada disse que “adorava sua vitalidade” e que suas lojas estavam “entre as mais bonitas do mundo”. Já Christian Lacroix destacou sua capacidade para trabalhar “tanto nos negócios como na arte do desenho”, com tanta paixão que personificava “a moda de finais do século XX”.

Leia mais
Comente

Hot no Donna