Muito além do verão: 10 dicas práticas para controlar o peso de forma saudável

"Milagre não existe", diz especialista desaconselhando dietas da moda

Conhecimento das limitações do próprio corpo é essencial
Conhecimento das limitações do próprio corpo é essencial Foto: Fabrizio Motta

Muitas pessoas passam o ano inteiro com a vida desregrada e presas a rotina do dia a dia, consumindo alimentos errados e deixando de lado a prática de exercícios físicos. Segundo a nutricionista do NaturalemCasa.com, Audrey Abe, conforme o verão vem se aproximando, as pessoas começam a querer entrar em forma o mais rápido possível, o que pode ser um grande problema.

A especialista explica que dietas da moda ou que promovem mudanças radicais de hábitos são arriscadas e podem ter efeitos danosos. Ela defende o respeito às individualidades de cada um para que o processo tenha o resultado esperado e que não dure apenas por uma estação.

? Milagre não existe, mas, se começar agora, é possível alcançar o seu objetivo até a tão esperada estação ? aconselha.

Audrey preparou uma lista com 10 dicas práticas para que você possa emagrecer de forma saudável e, definitivamente, faça as pazes com a balança:

01 ? Não passe de três horas em jejum

No intervalo das principais refeições faça pequenos lanches. Isso fará com que você não fique com muita fome na hora das refeições, evitando que coma além do necessário. Além disso, ajuda a acelerar o metabolismo por estar sempre digerindo o alimento presente no sistema digestório.

02 ? Nos intervalos das refeições faça escolhas saudáveis

Dê preferência as frutas, iogurtes desnatados ou biscoitos integrais, pois além de serem práticos de carregar, servem como uma alternativa saudável e saborosa às batatinhas, doces e salgadinhos.

03 ? Não coma com pressa

Você já escutou o ditado que a refeição é um horário sagrado? Então, mastigue bem os alimentos, repousando os talheres no prato a cada “garfada”. E não se esqueça que a sensação de saciedade leva 15 minutos para chegar ao cérebro.

04 ? Prepare pratos coloridos

Além de parecerem e serem mais apetitosos garantirá, também, o consumo de diversas vitaminas e minerais.

05 ? Opte por alimentos ricos em fibras

Alimentos como os grãos integrais, vegetais e frutas, são fontes desses nutrientes que ajudam o organismo a se sentir satisfeito ingerindo menos calorias.

06 ? Tenha sempre em casa alimentos saudáveis

Esse é o segredo para evitar as refeições prontas ou industrializadas, que são calóricas, ricas em gordura e pouco nutritivas.

07 ? Quando for comer fora, preste atenção no tamanho das porções

Em restaurantes e lanchonetes geralmente as porções são maiores, levando-o a comer demais. Além disso, opte por cardápios com baixo teor de gordura. Evite frituras, dando preferência aos grelhados, assados e feitos no vapor, e carnes magras.

08 ? Estabeleça metas reais e atingíveis

A motivação é o segredo para continuar empenhado em qualquer projeto, especialmente em uma nova rotina alimentar.

A dica é preparar um diário alimentar registrando os alimentos consumidos durante cada dia, a quantidade, o horário, o local e o que sentiu em cada refeição. Isso o conscientizará do que realmente come e permitirá ver o que “engatilhou” a sua fome e o que satisfez o seu apetite.

09 – Beba muita água

É imprescindível que o seu corpo esteja sempre bem hidratado. Por isso, ingira, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Para isso, ande sempre com uma garrafinha (na bolsa, mesa do trabalho, durante a atividade física etc.). A água vai ajudar o seu corpo a se manter hidratado e a eliminar as toxinas.

10 – Pratique uma atividade física que o agrade

Esse fator é muito importante no processo de emagrecimento também, pois ajudará a queimar a gordura acumulada no corpo e fará o seu organismo trabalhar mais rápido durante o dia, consequentemente, queimando mais gordura.

Leia mais
Comente

Hot no Donna