Mulheres da classe C ditam tendências e movem negócios em diferentes setores

Com mais espaço nas universidades e no mercado de trabalho, elas lideram o consumo

Consumo no país é liderado por mulheres
Consumo no país é liderado por mulheres Foto: Divulgação

avanço no nível de escolaridade e no mercado de trabalho fez crescer a importância da mulher da classe C entre os consumidores brasileiros. Com maior poder de compra e passando menos tempo em casa, as mulheres com este perfil modificaram seus hábitos em busca de novos produtos e serviços que ofereçam a praticidade como o principal atributo.

Pesquisa nacional realizada pela Data Popular, uma consultoria especializada em estudos relacionados às faixas de menor poder aquisitivo, mostra que a busca por artigos de limpeza multiuso, higiene e beleza, alimentos semi-prontos e por refeições fora do lar cresceram devido à emancipação das mulheres de famílias com renda de quatro a 10 salários mínimos.

O sócio-diretor da Data Popular, Renato Meirelles, não hesita em afirmar que foi criado um círculo virtuoso na economia que permitirá uma mobilidade social ainda maior pela existência de uma relação direta entre escolaridade e participação no mercado de trabalho.

Hoje, entre as 96 milhões de mulheres brasileiras, cerca de 50 milhões são da classe C, segundo o levantamento da Data Popular. E as mulheres com este perfil têm conquistado mais avanços que as representantes de outras classes.

– Enquanto apenas 10% das mulheres da classe A têm escolaridade superior às mães, na classe C chega a 68% – exemplifica Meirelles, acrescentando que a tendência é os filhos dessas mulheres somarem ainda mais anos de estudo.

A partir desta constatação, Meirelles acredita que os serviços de ensino tendem a apresentar uma demanda ainda maior nos próximos anos.

Outro nicho profissional com grande potencial, segundo a pesquisa, seria o de informática, por ser um conhecimento considerado pela classe C como pré-requisito para inserção no mercado de trabalho.

Leia mais
Comente

Hot no Donna