Mulheres da era Paleolítica eram mais atraídas por fazendeiros

Estudo conclui que tecnologia é um dos fatores que tornam homens sexies

Na foto acima, Timberlake recebe o Grammy por "melhor performance pop masculina" (2004)
Na foto acima, Timberlake recebe o Grammy por "melhor performance pop masculina" (2004) Foto: AP

Pode um homem ser mais atraente aos olhos de uma mulher devido à tecnologia? Um novo estudo diz que sim. Mas antes de sair atualizando o modelo do seu celular, confira a avaliação publicada pela revista Nature.

Pesquisadores da Universidade de Leicester (Inglaterra) dedicaram-se a avaliar as premissas de atração na pré-história. Há cerca de 10 mil anos, ferramentas básicas de agricultura ou mesmo machados feitos de pedra eram revolucionárias. E sim, as mulheres das cavernas eram mais atraídas pelos homens que utilizavam estas “novidades”.

– Foram estas mudanças históricas que permitiram que as populações se desenvolvessem – diz o professor Mark Jobling, um dos estudiosos de Leicester.

A partir de pesquisas sobre o desenvolvimento, Jobling e seus colegas chegaram ao ponto que nos interessa aqui. Eles traçaram a genética do cromossomo Y, que é passado de pai para filho. Publicado no jornal científico PLoS Biology, a pesquisa estou os homens agricultores que migraram do Crescente Fértil (região do Oriente Médio que abarca hoje Israel, Cisjordânia e Líbano) para toda a Europa.

Estes fazendeiros vindos do Leste, então, seduziam as mulheres locais ao longo do caminho e também na Europa.

– Para nós, interpretamos que os homens que dominavam as ferramentas de agricultura tinham uma vantagem maior de reprodução com mulheres do que outros homens. Talvez sim, naquela época, era simplesmente mais sexy ser um fazendeiro – explicou via release à imprensa Patricia Balaresque, coordenadora da pesquisa.

Tecnologia pode, então, tornar um homem mais sexy?

– É uma maneira de interpretar isso, certamente – afirma o professor Peter Underhill da Stanford University. – Mas não necessariamente tenha a ver com o sex appeal do trabalho ou aparência física, e sim que o homem em questão tem a habilidade de prover uma família.

Leia mais
Comente

Hot no Donna