Mulheres grávidas devem redobrar cuidados com a pele exposta ao sol

Autobiografia que tem lançamento mundial hoje
Autobiografia que tem lançamento mundial hoje Foto: Divulgação

Nos dias quentes, onde é exigida maior proteção e hidratação de qualquer um, independente da faixa etária, para as gestantes em especial a atenção deve ser redobrada. Segundo especialistas, é durante esse período que a pele da mulher fica mais suscetível a alterações. As mudanças hormonais dessa fase podem acabar provocando mudanças na pele, por isso, o cuidado redobrado.

Não são todas as mulheres que apresentam essas alterações, ainda assim, a exposição ao sol sem proteção adequada colabora para que essas manchas apareçam. Mulheres que usam anticoncepcionais ou que fazem tratamentos hormonais também podem ter a pele fragilizada. Confira abaixo causas, cuidados e tratamentos para manchas na pele.

? Principais causas das manchas na pele:

:: anticoncepcional, menopausa e gravidez;

:: expor-se ao sol logo após a depilação, com a pele ainda vermelha ou irritada.

? Cuidados:

:: quem já tem manchas na pele deve ficar longe do sol até que elas sumam. Caso contrário, elas escurecerão ainda mais;

:: todo produto que se use na pele deve estar autorizado pelo médico, já que pode ser absorvido pelo sangue e passar para o bebê;

:: não se exponha ao sol e use proteção solar 50 UVA e UVB para prevenir as manchas; – Busque manter o peso corporal adequado durante a gravidez;

:: hidrate a pele com cremes com vitaminas A e D;

:: beba muita água;

:: antes da exposição solar, tome uma ducha para eliminar resíduos de produtos aplicados na véspera que possam ser fotossensibilizantes e dar origem a alergias como desodorizantes, perfumes, cosméticos;

:: evite a esfoliação: uma pele irritada e vermelha não lida bem com o sol;

:: evite banhos quentes após a exposição solar e usar e abusar de emolientes;

:: evite o sol se tomar medicamentos;

:: evite o sol se tiver doenças que se agravam com a exposição solar, como lúpus e alergias ao sol.

? Tratamentos que podem ajudar a eliminar as manchas

:: Filtro solar

No caso de manchas na pele causadas pela excessiva exposição ao sol, o uso de filtro solar com alto fator de proteção pode ajudar a evitar o surgimento de novas manchas.

:: Cosmocair c250

Atua por dois mecanismos de ações diferentes, sendo efetivo no clareamento de manchas de pele. Deve ser usado com orientação do dermatologista.

:: Ácido kojico

Despigmentante natural eficiente. O produto atua com suavidade sobre a pele e não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. Além disso, não oxida e pode ser associado ao Ácido Glicólico. Deve ser usado com orientação do dermatologista.

:: CLARISKIN II

É extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes. Deve ser usado com orientação do dermatologista.

:: Hidroquinona

Creme manipulado que deve ser prescrito por um dermatologista. Inibe a ação da tirosinase, uma enzima relacionada à produção de melanina. Deve ser utilizada por no máximo nove meses, pois pode provocar irritação em quem tem pele sensível.

:: Pellings superficiais

Dentre os tratamentos disponíveis nas clínicas, é o mais indicado para o tratamento de manchas na pele, pois remove apenas a camada supercicial da pele.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna