Mulheres são o foco de campanha pelo uso de camisinha no Carnaval

Ministério da Saúde vai distribuir 84 milhões de preservativos

No Brasil, a cada oito meninos de 13 a 19 anos que são HIV positivo, 10 meninas desta faixa etária estão na mesma situação. Em alguns estados, a situação é mais grave. Na Paraíba, por exemplo, havia quatro garotos e 15 meninas contaminados em 2009. No Rio, o registro foi de 54 garotas e 28 rapazes.

No Paraná, 20 adolescentes do sexo feminino e seis do sexo masculino. O fenômeno, que o Ministério da Saúde classifica de “feminização” da epidemia, levou o órgão a eleger meninas e jovens até 24 anos como foco da campanha de Carnaval pelo uso de preservativos, pelo segundo ano consecutivo. O Ministério da Saúde vai distribuir, no Carnaval de 2011, 84 milhões de camisinhas, 26 milhões a mais do que em 2010.

? Hoje, a proporção de mulheres infectadas pelo HIV ultrapassou a de homens justamente na faixa etária de 13 a 19 anos. A nossa preocupação é que isso pode ampliar a feminização da epidemia. E a ideia da campanha é encorajar meninas, moças e jovens a pedir, na hora H, a camisinha ? afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou do lançamento da campanha na quadra da Escola de Samba Salgueiro, no Rio na sexta-feira.

A segunda etapa da campanha será para incentivar o teste de HIV, sífilis e hepatite B entre aqueles que não fizeram sexo seguro no Carnaval. O próprio ministro fez o teste rápido, cujo resultado sai em 15 minutos. O ministério vai instalar tendas em locais com maior movimentação de foliões, para que eles possam fazer os exames.

A estimativa do ministério é de que 630 mil pessoas sejam soropositivas. Dessas, 255 mil nunca fizeram o teste e desconhecem ser portadoras do vírus. Padilha reconheceu que o lançamento da campanha ocorre a uma semana do Carnaval, quando a festa já ganhou as ruas de muitas cidades, mas negou que tenha havido atraso e ressaltou que faz parte da estratégia do ministério divulgar o assunto no período mais perto do Carnaval.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna