Musa do Brasileirão revela como venceu as gordurinhas e os maus hábitos alimentares

A gremista Nina Fortini, de 27 anos, ganhou a edição 2010 do concurso

Dieta da musa inclui alimentos que aceleram o metabolismo e é rica em proteínas
Dieta da musa inclui alimentos que aceleram o metabolismo e é rica em proteínas Foto: Divulgação Globo, Felipe Lessa

O corpo escultural que a nova musa do Brasileirão, a gremista Nina Fortini, desfila na televisão e nas fotografias, nem sempre foi assim. A tricolor de 27 anos, admite que já foi gordinha na adolescência, fez dietas arriscadas para emagrecer, não dispensava doces e fast-foods, e tinha horror à musculação. Desde que se inscreveu no concurso, Nina mudou radicalmente os hábitos alimentares com ajuda de uma nutricionista e comemora, além do título, a qualidade de vida que ganhou.

Nascida em Porto Alegre, Nina ainda está se acostumando com o estilo de vida no Rio de Janeiro, onde mora desde o ano passado. Hoje costuma fazer muitas coisas a pé, corre na praia todos os dias, malha e está mais longe das comidas gostosas da mãe.

? Morar sozinha emagrece! Com a comida da minha mãe eu engordava muito ? brinca ela.

Mas não foi assim que a musa tricolor conseguiu moldar o corpo para o concurso. Quando procurou a nutricionista Aline Strunkis, em junho deste ano, Nina precisava ganhar massa muscular, perder gordura abdominal e mudar urgentemente os maus hábitos na hora de comer.

? A Nina era uma falsa magra. Ela comia muita bolachinha, fritura, xis, fast-foods … Não tinha uma rotina alimentar ? explica a nutricionista.

Na adolescência, Nina conta que chegou a fazer muitas dietas da moda para tentar emagrecer. Como resultado, ela ficou desnutrida, precisou tomar soro, e em seguida acabou engordando mais. Depois que entrou na faculdade de Administração, na PUCRS, e começou a trabalhar, a falta de tempo fez com que descuidasse mais da alimentação e chegasse a ficar muitas horas sem comer.

Esse hábito, segundo a nutricionista, também é muito prejudicial à saúde e aumenta o percentual de gordura no corpo.

? Quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo não gasta energia, para poupar, e acaba acumulando gordura onde a pessoa tem tendência genética, como coxas, abdômen e glúteos ? alerta Aline, que trabalha em Porto Alegre como personal diet e atua na área de nutrição esportiva.

A dieta que a musa segue inclui alimentos que aceleram o metabolismo ? ajudando a queimar gorduras ? , é rica em proteínas, como peito de frango, peixe e clara de ovo, e rica em alimentos integrais. As frutas e verduras também fazem parte da rotina de Nina, que precisou cortar o arroz branco e a batata. Os resultados da reeducação alimentar puderam ser vistos em pouco tempo.

Encarando a musculação

Apesar de não gostar de malhar, Nina sempre foi fã de esportes. Na escola, gostava de jogar futebol e, até pouco antes do concurso, jogava futevôlei nas praias do Rio. Também costumava frequentar as aulas de ginástica da academia do Grêmio Náutico União, muitas vezes até altas horas da noite.

? Nunca gostei de musculação. Hoje faço obrigada ? conta ela.

Todos os dias, Nina acorda às 8h e vai direto para a praia, onde corre e caminha por cerca de uma hora. Depois, segue para a academia para fazer musculação. Em um dia malha os membros inferiores, no outro, os superiores, para evitar lesões.

No café da manhã, antes dos exercícios, toma uma batida de vitaminas ou leite com pão integral. Nos intervalos das refeições ?Nina tenta comer de três em três horas ?, come frutas, enroladinhos de peito de peru com ricota ou toma sucos. A vontade de comer doces, segundo ela, diminuiu.

Como facilitar a queima de gorduras e aumentar a massa muscular:

:: Alguns alimentos aceleram o metabolismo e promovem a queima de gorduras: canela, chá-verde, gengibre e alcachofra têm essa propriedade.

:: Fazer muitas refeições, em poucas quantidades, também acelera o metabolismo. O ideal é mais de seis por dia. Porém, fique atento à qualidade dos alimentos: busque os naturais e com poucas calorias.

:: Além de acelerar o metabolismo, as proteínas auxiliam no aumento da massa muscular. Peito de frango e peixes magros (sem pele) são ótimas opções. A clara de ovo também é muito eficaz.

:: Beber um copo de água gelada no jejum faz com que o corpo gaste energia para deixá-la na temperatura do corpo. Além disso, a àgua dissolve a gordura e ajuda a reduzir a celulite.

:: Prefira os carboidratos com baixo índice glicêmico (que liberam a glicose lentamente para o sangue): pães e massas integrais, arroz integral ou parbolizado e batata doce.

:: Consumo de aveia, diferente do que se pensa, também auxilia na redução de gordura.

:: Azeite de oliva ajuda a reduzir a gordura e aumenta o bom colesterol. Mas não ultrapasse uma colher de sopa por dia.

:: Evite os carboidratos refinados (brancos), gorduras e açúcares.

:: Coma frutas e verduras. Mas, atenção: as frutas também possuem açúcar (frutose). Quanto mais madura, mais frutose elas têm. O ideal é consumir de três a quatro frutas por dia.

:: Prefira os sucos naturais de limão, abacaxi e maracujá. Sucos calóricos como de manga, uva e laranja podem ser diluídos com água.

:: De sobremesa, procure comer uma gelatina diet ou uma fatia de abacaxi ou mamão, que ajudam na digestão.

Fonte: nutricionista Aline Strunkis

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