Música influencia como as mulheres vão reagir a uma cantada

Pesquisa mostrou que a ideia do amor induz as pessoas a se sentirem atraídas

Música romântica tocada durante o teste deixou público feminino mais vulnerável
Música romântica tocada durante o teste deixou público feminino mais vulnerável Foto: Divulgação/hagah

Mulheres, atentem seus ouvidos: seu desejo de ceder ou não aos encantos de um rapaz pode ter mais influência da trilha sonora local do que da aparência ou do discurso do pretendente.

As mulheres são mais propensas a aceitar os avanços de um homem de aparência mediana quando estão ouvindo uma música romântica. Esta é a conclusão de um estudo realizado por professores das universidades de Paris e de Brittany, publicado na revista “Psicologia da Música” e divulgado no The Washington Post .

– Nossa proposta era demonstrar como as mulheres induzidas pela ideia do amor são mais facilmente atraídas por outras pessoas – explica Lubomir Lamy, coordenador do estudo e professor de psicologia social da Universidade de Paris.

Lamy e seus colegas convidaram convidaram estudantes do sexo feminino, de 18 a 20 anos, para participar de uma suposta degustação de biscoitos. Elas foram orientadas a conversar sobre estes alimentos com outro participante. Inscreveram-se 183 mulheres; os pesquisadores eliminaram aquelas que estavam envolvidas em relacionamentos ou que se consideravam heterossexuais. As outras 87 participaram do teste.

Cada uma delas, ao chegar, sentava-se sozinha em uma sala de espera, enquanto uma música tocava ao fundo. Ou a romântica “e L’Aime à Mourir” (“Eu o amo até a morte”) ou uma mais netra, “L’Heure du Thé” (“A hora do chá”).

Após três minutos, elas eram levadas (uma por vez) à sala da pesquisa, onde um jovem homem estava sentado. O “casal”, então, passava alguns minutos experimentando os biscoitos e respondendo a perguntas. Após o falso questionário terminar, o homem partia para cima:

“Meu nome é Antoine… Achei você muito legal e gostaria de saber se você pode me dar o seu telefone”.

Antoine – escolhido para o papel porque um outro levantamento o apontara como alguém de aparência mediana – tinha instruções sobre como atuar, quando parar de falar, encarar a mulher e sorrir. Ele interpretou a mesma cena com cada uma das participantes.

Pouco mais de metade (52%) das mulheres que encontraram Antoine após ouvir a música romântica atendeu ao seu pedido, dando o número do telefone. Entre as que ouviram a outra música, apenas 28% fizeram o mesmo.

– Os resultados indicam que as participantes condicionadas com a ideia do amor consideravam mais favoravelmente a ideia de que alguém as seduzisse – explica Lamy.

Leia mais
Comente

Hot no Donna