Não procrastine! Prepare-se desde já para entrar em forma para o verão

Quem quiser fazer tatuagem ou clarear muito os cabelos deve começar agora

Um dos motivos apontados é psicológico e diz respeito à motivação com a dieta
Um dos motivos apontados é psicológico e diz respeito à motivação com a dieta Foto: Stock Photos, Divulgação

O verão começa oficialmente em 21 de dezembro, mas o calor chega antes e com ele, a necessidade de usar roupas leves e curtas para se refrescar. Depois dos excessos provocados pela alimentação reforçada do inverno, fica difícil esconder as gordurinhas extras. Se você pretende emagrecer, é melhor começar logo a supervisionar sua própria alimentação e se exercitar com frequência.

Além de fazer as pessoas lembrarem de agir de forma mais saudável, a estação do calor e das temporadas na praia e na piscina faz com que se deseje mostrar um bronzeado bonito ou uma tatuagem nova. No projeto Verão do hagah, profissionais de diferentes áreas deixam suas dicas e recomendações para ajudar você a se preparar para a estação das roupas curtas e do corpo à mostra.

Tatuagem

Logo que se faz uma tatuagem não se pode tomar banho de mar ou piscina. Para saber o tempo necessário para tatuar o corpo antes de ir para a praia, por exemplo, é preciso decidir o tamanho do desenho. As tatuagens grandes são feitas em várias sessões, com intervalos de 15 a 30 dias entre cada uma para a cicatrização. Por exemplo, uma tatuagem como a da ex-BBB Cacau precisa de em média 3 sessões, mas se for uma tatuagem que preencha as costas inteira, de 8 a 10 sessões serão necessárias. As tatuagens de tamanhos médios a pequenos podem ser feitas em uma sessão, e demoram cerca de 20 dias para cicatrizar. O tatuador Thiago Bittencourt, da Natural Tattoo Studio, recomenda que a pessoa volte ao estúdio depois do tempo de cicatrização para que o profissional verifique se são necessários retoques e se a tatuagem realmente cicatrizou. “Às vezes o cliente acha que já cicatrizou, mas ainda falta uma camada para a pele estar pronta para a pessoa poder começar a tomar banhos de imersão e passar bloqueador”, explica Bittencourt.
 
Entre outubro e novembro o movimento nos estudios de tatuagem se intensifica, tornando-se mais difícil conseguir horários neste período. Há recomendações para antes e depois de fazer a tatuagem.
Antes:
– Visitar o estúdio de tatuagem para conhecer as condições de higiene.
– Conhecer o trabalho do tatuador. Geralmente os estúdios mantém o portifólio dos tatuadores bem à mostra.
– Na visita ao estúdio, verifique se o local tem alvará da saúde, o mesmo deve estar bem visível, geralmente enquadrado e pendurado na parede. Também pode-se checar com com a Vigilância Sanitária da sua cidade, ou com a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.

Depois:
– Não tomar banho de imersão (banheira, piscina, lago, mar…) durante o período de cicatrização de em média 15 a 20 dias, “mas cada pessoa tem seu tempo de cicatrização”, frisa Bittencourt.
– Usar um filme plástico sobre a tatuagem durante os primeiros dias (de 3 a 5). ” o plástico é como se fosse um curativo, e precisa ser trocado de 3 a 4 vezes ao dia”, esclarece.
– Usar sob o plástico uma pomada cicatrizante indicada pelo tatuador.
– Não coçar, não esfregar durante o banho, usar sabonete neutro para prevenir alergias e secar bem levemente com a toalha.
– Depois que parar de usar o filme plástico, deve seguir usando a pomada indicada até que cicatrize bem.
– Retornar ao estúdio do tatuador após 20 dias, para que ele verifique se a tatuagem já cicatrizou completamente, se não precisa de retoques e se a pessoa já está liberada para banhos de imersão.

Salão de Beleza

O clareamento dos pelos do corpo é um procedimento comum entre muitas mulheres. Em vez de fazer em casa no espaço onde pega sol ou compartilhar esta intimidade entre os transeuntes da praia ou do clube é possível fazer um banho de lua em alguns salões de beleza. A técnica é semelhante à “feita em casa”, porém, mais completa, vai desde a esfoliação nas partes que vão ser clareadas, passando por uma hidratação leve para preparar a pele para receber o descolorante, um banho de chuveiro, até a hidratação final. A depiladora e massoterapeuta Edna Soares Santana, da Estética Moyya garante que no salão o processo é mais cômodo: “a ardência e a coceira é mínima, praticamente nada, porque a esfoliação e a hidratação ajudam a evitá-las”.

O tempo da sessão é de 1h30, às vezes um pouco menos, e não necessita da exposição ao sol.

? E depois quando a pessoa vai se bronzear o efeito melhora, clareia mais ainda ? explica Edna.

A duração dos pelos clarinhos varia de pessoa para pessoa, da pele e da velocidade de crescimento do pelo. A depiladora esclarece que o efeito dourado dura de 30 a 40 dias para quem toma sol diariamente e em torno de 20 dias para quem não tomar sol. Os locais do corpo mais comuns são: braço, peito, costas, abdome e coxas.

O banho de lua pode ser feito um dia antes de ir à praia. A esfoliação feita para garantir a perfeição do procedimento também auxilia na hora do bronze, “ela tira as camadas de células mortas da pele e isso faz com que não descame a pele depois de tomar sol”.

Também é possivel fazer a esfoliação corporal, outro procedimento bastante procurado para quem quer ter o bronzeado perfeito. O procedimento dura em média 1h15 e pode ser feito um dia antes de tomar sol.

? Fazemos a esfoliação dos pés ao rosto, com um produto um pouco mais forte do que o utilizado no banho de lua ? Edna explica.

É natural que exista o acúmulo de células mortas, principalmente na região das juntas, o que faz a pele ficar áspera. Remover esta camada facilita que o bronzeado permaneça por mais tempo. Depois de passar o esfoliante, a cliente toma um banho de chuveiro para remover o produto e em seguida recebe uma massagem relaxante. O indicado é fazer a esfoliação corporal ao menos duas vezes ao ano: uma antes de começar o verão, e outra depois, quando a pele começar a perder o bronzeado.

Emagrecimento

Passar fome não é sinal de emagrecer com saúde, mas de qualquer forma alguns “sacrifícios” são importantes. A nutricionista Paula de Mendonça Fernandes indica que para emagrecer rapidamente (em torno de 4 meses) é necessário cortar doces, gorduras e fazer exercícios físicos.

O personal trainer Mauro Luz concorda:

? Um bombonzinho dentro de uma dieta de curto prazo prejudica muito.

Os dois afirmam que para emagrecer é essencial aliar a boa alimentação às atividades físicas aeróbicas com a frequência mínima de 3 vezes por semana. Outra recomendação é fracionar os alimentos em seis refeições leves.

? Tem que calcular as calorias e distribuir entre todas as refeições ? indica Paula.

Confira outras dicas da nutricionista para um emagrecimento acelerado:

:: Frutas, legumes, verduras, cereais e grãos: estes alimentos tornam a refeição mais nutritiva e incluí-los na dieta de forma bem distribuida faz com que não se passe fome.
:: Corte o açúcar, e evite ao máximo alimentos gordurosos.
:: Faça seis refeições leves diariamente. Para quem trabalha e não tem muito tempo de parar durante o expediente para comer, Paula sugere: “podem ser lanches rápidos, como um iogurte ou uma barra de cereal, castanhas, damasco ou outras frutas secas.
:: Tome café da manhã e almoce todos os dias.
:: Sempre coma proteína no almoço.
:: Evite molho branco, frituras e queijo (com exceção da ricota).
:: Se for comer queijo normal, prefira fazê-lo durante o café na manhã.
:: Não tome muito líquido durante as refeições. “O ideal é tomar bem poucos goles durante a refeição e só depois de meia hora tomar mais algum líquido”, Paula explica que a digestão do líquido é mais rápida, então a pessoa sente fome mais cedo, além de o líquido atrapalhar a absorção dos alimentos.
:: Suco de alguma fruta cítrica é a melhor opção de bebida para o almoço, segundo a nutricionista, pois a vitamina C encontrada nestas frutas ajuda a absorver o ferro.
:: Faça a última refeição no máximo duas horas antes de dormir.
:: Procure dormir bem.
:: Tome ao menos um litro de água por dia. “Tem que ser água pura, ao longo do dia, e não tudo de uma vez só”, a nutricionista esclarece.

Para quem exagera no garfo por causa da ansiedade, Paula aplica a técnica da acupuntura na clínica.

? Funciona bastante para o autocontrole ? garante.

E para os ansiosos o exercício físico também é fundamental, pois libera no organismo serotonina e endorfina, substâncias que melhoram o humor, e promovem uma sensação de tranquilidade.

E para os que sempre deixam tudo para última hora e decidem começar a dieta apenas um mês antes do verão começar, a nutricionista alerta:

? Acredito que a pessoa não vai conseguir emagrecer em tão pouco tempo, não com saúde.

Paula vai além e esclarece que a pessoa até pode conseguir emagrecer de forma indisciplinada, mas isto vai fazer a imunidade baixar, causar problemas de saúde e outras sequelas. Uma delas é perder massa magra:

? Desta forma se perde músculo, e não gordura, o que gera flacidez.

Exercícios

Para emagrecer rápido existe uma regra básica: gastar mais calorias do que ingerir. Porém, não adianta começar um esporte ou exercício físico que não seja do agrado da pessoa:

? Tem gente que não gosta de musculação, mas começa a fazer, pois é perfeito para entrar em forma, porém em poucos meses acabam saindo da academia e voltam a ser sedentários ? conta o personal trainer Mauro Luz, mais conhecido como Tiba, na academia ACM Fitness Total.

Aliada a musculação deve haver alguma atividade aeróbica, como esteira, bicicleta ergométrica ou elíptico (o famoso Transport). O acompanhamento cardíaco também é muito importante.

? O batimento tem que estar sempre dentro de uma frequência estabelecida para o gasto calórico, assim também funciona o condicionamento físico ? esclarece o professor Tiba.

O educador físico dá algumas dicas:

:: 1h de treino, 3 vezes por semana já é suficiente, 1h30 é o ideal.
:: Se você não tem muito tempo durante a semana, saiba que é melhor fazer meia hora de exercícios três vezes por semana, do que fazer apenas 2 horas corridas no sábado ou domingo.
:: Não adianta ir à academia e não se dedicar aos exercícios, é importante sentir que o organismo trabalhou. “Tem que sair mais cansado do que chegou”, defende.
:: Escolha uma atividade que lhe proporcione prazer, assim é mais fácil de manter a frequência.
:: Não pare de se exercitar quando o verão acabar. “É normal que no inverno se diminua a frequência das atividades físicas, o problema é simplesmente não ir mais”.
:: Pense na saúde em primeiro lugar, os exercícios beneficiam muito além da estética.
– Combine as atividades a uma alimentação regrada e saudável.

Para quem deseja emagrecer há tempo do verão chegar, uma dieta orientada por um nutricionista e exercícios acompanhados por um professor qualificado fazem toda a diferença. Tanto o personal trainer Mauro Luz quanto a nutricionista Paula Fernandes revelam que o trabalho em conjunto surte um efeito mais saudável e prolongado. Se você obedecer a dieta e não faltar aos treinos é possível emagrecer de 700 g a 1 kg. Em dois meses isto significa cerca de 8 quilos a menos! Mas, o professor alerta que é preciso ser realmente disciplinado:

? Se tu tens que comer 3 colheres de arroz dentro da dieta estabelecida pela nutricionista, e tu comes 4, isso prejudica muito porque em uma semana são 7 colheres a mais.

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