Nascimento do herdeiro de Kate e William movimenta a economia

Até o negócio dos pais de Kate Middleton lançou uma linha de decoração de festas em comemoração à chegada do bebê

Macaquinhos com brasões reais personalizados, pacotes de biscoitos em forma de mamadeira, contos sobre bebês reais… os comerciantes britânicos disputam com criatividades para lucrar com o nascimento do primogênito do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton.

Há artigos para todos os gostos e bolsos. Pouco tempo depois da internação de Kate em dezembro, por causa de fortes enjoos causados pela gravidez, uma designer criou “sacos de vômito” – que custam cerca de R$ 10,20 – com a imagem do casal com um bebê nos braços.

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Veja página especial sobre o nascimento do bebê real

Era só o começo. Com a proximidade do nascimento, previsto para o meio de julho, os comerciantes deram uma pincelada real em tudo, ou quase tudo, da comida aos livros, passando pela música e as roupas, e criaram coleções de pratos e chaveiros.

Isto porque, ao contrário das Olimpíadas – evento que tem marca registrada -, qualquer um pode vender produtos com a imagem da família real.

As roupinhas de bebê com motivos reais se multiplicam: pijamas para o “aprendiz de príncipe”, babadores com coroas e sacos de dormir (que custam pouco mais de R$ 270) com um brasão dourado personalizado: um helicóptero e um taco de hóquei, em referência às atividades e gostos de William e Kate.

Se não der para encontrar o artigo desejado nas lojas, um livro de costura propõe ideias para confeccionar vestidos de batizado, gorros ou meias para o futuro herdeiro.

O luxuoso hotel Grosvenor House de Londres, por sua vez, idealizou uma suíte inspirada na “família real”, projetada pela loja que mobiliou o quarto de William. O preço por noite é superior a R$ 8 mil e o quarto inclui um berço com dossel.

A empresa de artigos para festas dos pais de Kate não fica atrás e lançou uma nova coleção de pratos e copos de papel com o tema “Sou uma princesa”.

O nascimento do bebê real, assim como o jubileu de diamante do reino, no ano passado, e o casamento de William e Kate, em 2011, são eventos que impulsionam a indústria nesta época de austeridade.

“Este tipo de acontecimentos contribuem para animar momentaneamente as pessoas. Ajuda marcas e produtos”, disse Mandy Murphy, porta-voz da associação britânica de comerciantes British Retail Consortium.

O Centre for Retail Research (CRR) estima em 199 milhões de libras (pouco menos de 700 milhões de reais) os gastos em souvenirs na época do casamento.

Para o nascimento, o CRR espera aproximadamente 80 milhões de libras de renda, gerados pela compra de brinquedos e produtos reais, e outros 76 milhões vindos da compra de livros e DVDs dedicados à família real.

O mercado editorial publicou muitas histórias para crianças sobre princesas grávidas, gritos do recém-nascido que podem acordar o reino e até sobre fraldas para o bumbum delicado dos “bebês reais”.

Em prevenção às noites em claro, é possível encontrar nas lojas vários CDs que prometem acalmar os herdeiros mais zangados, com música clássica e canções de ninar tradicionais.

E, apesar de não haver nenhum acontecimento real sem uma taça para celebrá-lo, os comerciantes estão cautelosos porque ainda não sabem se Kate espera um menino ou uma menina, já que o casal decidiu manter o sexo do bebê em mistério até o nascimento.

Não querem repetir o erro do empresário chinês que se precipitou ao fabricar taças com a temática do casamento de William, depois do anúncio do seu compromisso e, acidentalmente, usou uma fotografia de seu irmão, Harry.

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