No verão, leite materno é aliado

Mãe precisa se hidratar mais e cuidar da alimentação

Leite materno é seguro e oferece ao bebê todos os nutrientes que precisa para um desenvolvimento saudável
Leite materno é seguro e oferece ao bebê todos os nutrientes que precisa para um desenvolvimento saudável Foto: Mauro Vieira

Em qualquer época do ano, o leite materno é o alimento mais seguro e completo para os bebês de até seis meses. No verão, as mamadas se transformam também em aliadas da mãe, que, desde que tome alguns cuidados básicos, pode se programar inclusive para ir à praia sem preocupação ou para ter um tempinho livre longe dos pequenos.

De acordo com a pediatra Maria Emília Soares, responsável técnica do Banco de Leite do Fêmina e coordenadora da Rede Gaúcha de Bancos de Leite Humano, nesta época do ano, a mãe precisa se hidratar muito, beber líquidos com frequência – principalmente água – e priorizar alimentos refrescantes, como frutas e verduras.

– Os cuidados devem ser principalmente para aquelas que têm bebês que gostam de ser amamentados diversas vezes ao dia. É preciso uma dieta bem hidratante para repor nutrientes – explica a médica.

Para facilitar a rotina, a dica é guardar o leite materno, que tem prazo de validade de até 12 horas na geladeira e de até 15 dias no freezer. Para acondicioná-lo, é importante colocá-lo em um recipiente limpo e esterilizado, na parte de dentro da geladeira (não na porta) e afastado de alimentos que podem trazer odor.

Na hora de servir, aqueça-o em banho-maria e agite-o de leve. O ideal é servir o leite em copinhos, para que a criança não se acostume com a mamadeira.

 

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna