Novela americana chega ao fim após 72 anos no ar

Modelos mostram a coleção de Bora Aksu na Semana de Moda de Londres
Modelos mostram a coleção de Bora Aksu na Semana de Moda de Londres Foto: Andy Rain, EFE

A novela americana Guiding Light levou ao ar seu último capítulo nesta sexta, 72 anos e mais de 15 mil episódios depois de começar a ser transmitida como um programa de rádio da rede CBS, em 1937. Contando a história de três famílias na cidade fictícia de Springfield, EUA, a trama passou a ser exibida na TV em 1952 e teve seu primeiro capítulo em cores transmitido em 1967.

No tipicamente meloso final, os personagens principais, Josh Lewis e Reva Shayne, decidem casar-se novamente e saem na velha camionete de Josh atrás de uma aventura não especificada.

– Pronta? – Josh perguntou a Reva.

– Sempre – ela respondeu.

Ao longo dos anos, Guiding Light teve em seu elenco atores que posteriormente chegariam ao estrelato, como Kevin Bacon, JoBeth Williams, James Earl Jones, Allison Janney, Brittany Snow e Hayden Panettiere.

A novela é a mais recente vítima da queda vertiginosa de audiência que afeta o universo das telenovelas americanas, com “apenas” 2,1 milhões de telespectadores. A maioria absoluta do público da novela – e de quase toda a TV diurna – era composta por mulheres, que partiram em massa rumo ao mercado de trabalho e não estão mais em casa durante o dia em grande escala para ver TV.

Agora, apenas sete programas do gênero ainda restam no ar nos Estados Unidos, em comparação às 17 que chegaram a ser exibidas simultaneamente nos anos 1960 e 1970.

Leia mais
Comente

Hot no Donna