Novela Vale Tudo apresenta críticas atuais sobre o Brasil, 22 anos depois de sua primeira exibição

Atualmente no canal pago, Viva, a trama de Gilberto Braga virou sucesso na internet

Mistério sobre quem matou Odete Roitman foi o ponto alto da trama das oito
Mistério sobre quem matou Odete Roitman foi o ponto alto da trama das oito Foto: Divulgação, TV Globo

Compartilhar

Vinte e dois anos após ser exibida pela primeira vez, a novela Vale Tudo está de volta e fazendo muito sucesso. Exibida nas madrugadas do canal pago Viva, a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres tem animado os fãs.

Desde que a novela passou a ser reprisada, vários vídeos com cenas do folhetim foram colocados no You Tube e redes sociais como Orkut e Facebook ganharam centenas de comunidades e perfis dos personagens.

Vale Tudo foi ao ar na Rede Globo, no final dos anos 1980 e foi um grande sucesso no horário das 20h, influenciando a moda da época e popularizando as discotecas. O ponto alto da trama ? que mobilizou todo o país ? foi o assassinato da vilã Odete Roitman, vivida por Beatriz Segall.

Todos se perguntavam: afinal, quem matou Odete Roitman?

Teor político

Na época em que foi exibida pela primeira vez, Vale Tudo estava em meio a transição do governo Sarney para o Collor e a novela questionou se compensava se honesto no Brasil. Agora, o termo #valetudo está sendo associado no Twitter, a criticas aos presidenciáveis José Serra e Dilma Rousseff.

Em entrevista ao G1, o autor Gilberto Braga disse acreditar que o país mudou.

? O brasileiro de 1988 aceitava a corrupção como fato consumado, coisa natural. E a proposta da novela de discutir ética vinha exatamente daí.

Com informações do G1

Leia mais
Comente

Hot no Donna