Novo teste pode determinar a taxa de sucesso da fertilização in vitro com mais eficácia

Reprodução assistida é um processo longo e caro para os casais inférteis

Deficiências não impedem mulheres de terem filhos saudáveis e felizes
Deficiências não impedem mulheres de terem filhos saudáveis e felizes Foto: Divulgação, stock.xchng

As mulheres que passam pelo processo de fertilização in vitro (FIV) e acabam não tendo sucesso costumam ficar inseguras de tentar de novo. O processo é longo, caro, emocionalmente desgastante e as chances de sucesso costumam ser baixas. Pensando nisso, uma equipe de médicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criou um modelo que ajuda prever se uma nova rodada de FIV trará resultados positivos.

Segundo eles, o teste que reúne informações clínicas dos tratamentos anteriores que fracassaram pode ser até mil vezes mais eficaz para prever se os próximos tratamentos darão bons resultados em comparação ao modelo tradicional, que avalia apenas idade da paciente.

– Nossas descobertas mostram que o que acontece na primeira tentativa da fertilização in vitro pode revelar muito sobre o que acontecerá em outro ciclo. É um conceito radicalmente diferente do usado atualmente, no qual a idade é o fator principal – escreveram os pesquisadores no “Proceedings of National Academy of Science”.

A taxa de sucesso da fertilização in vitro costuma ser de 29%. Os médicos avaliam a idade da paciente, junto com outros fatores clínicos como a qualidade dos óvulos, para indicar a probabilidade da gravidez. Porém, a equipe de Stanford acredita que somente a análise destes fatores pode prever um resultado errado. Saber as reais chances de sucesso, acreditam os médicos, ajudariam os casais a tomar decisões mais acertadas sobre o tratamento.

O teste, que é patenteado por Stanford e por enquanto está em fase de experiência, avalia cerca de 52 fatores, entre elas a idade da paciente, o nível de determinados hormônios, o número de óvulos saudáveis e as características individuais do embrião.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna