Novo tratamento estético combina o uso da toxina botulínica com o de ácido hialurônico

Duas doses de juventude
Duas doses de juventude Foto: Reprodução, iStock

Sem cortes, sem pontos, com recuperação imediata. Um sonho possível para algumas pessoas, dispostas a pagar cerca de R$ 8 mil por uma sessão de rejuvenescimento. Aposta das clínicas de dermatologia para o verão, a novidade é uma combinação de dois procedimentos bem conhecidos: a aplicação de toxina botulínica e a de ácido hialurônico ? duas substâncias capazes de eliminar rugas e de deixar a aparência mais jovial.

De acordo com o dermatologista André Braz, a técnica representa um avanço para a beleza. 

? Antigamente, a maioria dos médicos só tratava o bigode chinês e os lábios com preenchimento e toxina botulínica nos pontos clássicos. O tratamento era focado em áreas isoladas. Com a terapia conjunta, a face do paciente é avaliada e tratada de forma global ? diz ele.

? A nova abordagem tem procedimentos menos invasivos e mais seguros do que os usados no passado ? destaca Cleire Paniago, dermatologista brasiliense.

Já a médica Lígia Kogos, de São Paulo, aponta como vantagem a possibilidade de tratamento simultâneo dos múltiplos sinais do envelhecimento, como a alteração dos contornos faciais e a contração da musculatura local.

?O resultado é uma aparência mais leve e natural ? afirma.

Palavra da dermatologista

Qual é a principal vantagem do tratamento?
Cleire Paniago: Eu aponto duas: a praticidade e a naturalidade. O médico faz uma avaliação global do rosto da paciente, determinando a localização das rugas e a perda de volume. Às vezes, um pequeno preenchimento elimina rugas em torno dos lábios, por exemplo. As aplicações são feitas em consultórios, com anestesia local. Não há cortes e a pessoa pode retomar suas atividades em seguida.

A nova técnica trata apenas das rugas?
Cleire: Não. Ela é indicada para todos os casos de perda de volume do rosto. O preenchimento à base de ácido hialurônico é, inclusive, indicado para a correção de olheiras.

Que tipo de pacientes têm procurado o tratamento?
Cleire: Todos aqueles que apresentam sinais de envelhecimento. O destaque fica por conta dos homens, que estão aderindo por conta da praticidade. Eles vêm ao consultório, fazem a aplicação e voltam ao trabalho. O resultado é imediato e, como a face fica natural, os amigos não notam.

A técnica substitui a cirurgia plástica?

Cleire: Cada caso é um caso. Se a pessoa apresenta apenas sulcos, rugas e perda de volume, indico o uso da toxina botulínica e/ou do ácido hialurônico. Quando houver um alto grau de flacidez, talvez seja necessária uma cirurgia.

Qual o prazo de validade do tratamento?
Cleire: O preenchimento dura cerca de dois anos. O uso da toxina necessita de reaplicações de rotina, de seis em seis meses. A manutenção depende da idade e do grau de envelhecimento do paciente.

Leia mais
Comente

Hot no Donna