Nutricionista dá dica de dieta para desintoxicar após o Carnaval

Consumo abusivo de alimentos e bebidas prejudica o organismo

Foto: Divulgação

Durante o carnaval é comum o consumo abusivo de alimentos e bebidas alcoólicas. Esses excessos podem causar ressaca caracterizada por sintomas como dores de cabeça, dificuldade de concentração, prostração, mau humor e irritabilidade além de desconfortos na digestão dos alimentos, dores de estômago, náuseas, vômitos, diarréia dentre outros sintomas. A desidratação é um dos principais problemas que pode acompanhar a ressaca e eximir o organismo de nutrientes essenciais como vitaminas e minerais. Para compensar a falta de nutrientes e a perda de líquidos, é necessário praticar uma dieta equilibrada.

A nutricionista Sueli Aparecida Guedes, do Hospital Santa Catarina, recomenda a ingestão de muito líquido, alimentação a cada três horas com frutas, de preferência não ácidas, verduras, legumes, folhas escuras ou carnes brancas:

– Além disso, a hidratação não deve ser esquecida, beber muito líquido nos intervalos das refeições como água e água de coco que é rica em potássio e sucos naturais – afirmou.

Para o bom funcionamento do organismo é recomendado não ingerir alimentos com alto teor de gorduras que podem sobrecarregar o fígado. Um dos segredos é adicionar à dieta alimentos integrais, que ajudam no trânsito intestinal.

Veja uma sugestão de dieta de desintoxicação após os festejos de carnaval:

1° dia

Desjejum
Leite desnatado
Banana com farelo de aveia
Pão integral
Queijo branco ou ricota

Lanche
Suco de frutas adicionados com vegetais como couve e salsão

Almoço
Arroz integral + feijão
Salada de agrião, rúcula, cenoura, beterraba, tofu, temperada com limão e azeite extra virgem.
Salmão grelhado ao molho de capim limão
Escarola refogada
Melancia

Tarde
Sempre uma fruta de preferência e da época

Jantar
Salada de alface frisè, soja em grão cozida e tomate
Arroz
Filé de Frango grelhado ao molho de maracujá
Aspargos frescos
Pêra

À noite sempre chá de ervas naturais e biscoitos sem recheio, pode ser doce ou salgado 2 unidades.

2° dia

Desjejum
Leite desnatado
Mamão com granola e mel
Pão integral ou preto ou de grãos
Queijo cottage
Melão

Lanche
Suco de lima com cenoura

Almoço
Salada de beterraba ralada crua, abóbora, catalonha , crótons , grão de bico – tempero de iogurte
Arroz integral
Vagem refogada
Frango com ervas frescas
Pêssego

3° dia

Desjejum
Leite desnatado enriquecido em flocos de milho
Manga em cubos
Pão integral com requeijão light

Lanche
Suco de maçã, pêra e morango

Almoço
Salada, almeirão, couve flor e rabanete
Lasanha de berinjela, feita com queijo minas – molho natural de tomates
Arroz integral
Couve refogada
Goiaba

Tarde
Fruta de sua preferência não ácida

Jantar
Canja primavera enriquecida com cenoura e ervilhas frescas
Maçã cozida ou assada com mel e canela

4° dia

Desjejum
Leite desnatado
Salada de frutas com mel, granola ou farelo de aveia
Pão integral
Queijo minas ou 1 fatia de peito de peru ou chester

Almoço
Saldada mista de folhas verdes com pepino e tomates
Penne ao manjericão
Peito de peru recheado ameixa e agrião
Batata a riviera
Brócoli no vapor
Ameixa

Tarde
Frutas

Jantar
Arroz primavera (com cenoura, ervilha, ovos cozidos).
Peito de frango moído, assado e recheado com damasco e uva passa, ao molho de laranja
Ervilha torta fresca
Nectarina

5° dia

Desjejum
Iogurte desnatado com cereais
Pão integral com geléia de frutas
Ricota
Uva

Lanche
Suco de melancia

Almoço
Salada de alface americana, tomate cereja, melão
Talharim ao Shitake
Frango crocante feito com iogurte e farinha de rosca e levado ao forno
Abobrinhas com ervas
Gelatina

Jantar
Sopa de lentilha com cabelo de anjo
Maçã

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