Nutricionista esclarece diferença entre os principais tipos de leite

O integral é indicado para crianças e adolescentes

Diferença entre os tipos A, B e C está na quantidade de bactérias
Diferença entre os tipos A, B e C está na quantidade de bactérias Foto: Stock Photos, Divulgação

O leite é um dos alimentos mais completos de nossa dieta. Ele contêm proteínas, carboidratos e minerais. A proteína do leite é considerada de alto valor biológico, já que contém todos os aminoácidos essenciais para atender às necessidades do organismo.

Mas qual tipo de leite escolher? A grande variedade e a quantidade de produtos nas gôndolas dos supermercados pode confundir o consumidor. Segundo a nutricionista Ana Beatriz Barrella, da consultoria RG Nutri, cada tipo de leite procura atender, da melhor maneira possível, as necessidades de uma categoria específica de consumidores. Ele pode ser integral, semidesnatado e desnatado.

– A grande diferença entre a composição nutricional dos três tipos de leite é a redução parcial da gordura – explica Ana Beatriz.

Ainda de acordo com a profissional, em relação aos outros nutrientes, nota-se que, apesar de ter uma redução de gordura, o leite semidesnatado mantém as mesmas quantidades de nutrientes e minerais, principalmente o cálcio. Ele também mantém a mesma quantidade de proteínas.

Sendo assim, o semidesnatado é uma boa opção para quem aprecia o sabor original da bebida e se preocupa em manter uma alimentação rica em nutrientes.

– Ao optar pelo semidesnatado, o consumidor garante uma redução significativa da ingestão de gorduras totais de aproximadamente 50%, mas mantém a quantidade de vitaminas e cálcio oferecida pelo integral – acrescenta.

Crianças e adolescentes

No entanto, a nutricionista alerta que o leite integral é importante principalmente para crianças e adolescentes, já que a gordura é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do corpo. Se consumida dentro das quantidades recomendadas, a gordura desempenha funções como gerar energia, manter a temperatura corporal constante, proteger os órgãos vitais, facilitar a absorção das vitaminas e dar a sensação de saciedade.

Já o leite desnatado pode ser um bom aliado para o quem quer emagrecer. Ele é menos calórico e tem uma quantidade menor de gorduras saturadas e colesterol.

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