Nutricionista lista dez mandamentos de uma alimentação saudável

Não descontar as emoções na comida, preferir os lights e beber muita água são algumas das dicas

Começar a refeição sempre por um prato de salada ajuda a controlar o apetite
Começar a refeição sempre por um prato de salada ajuda a controlar o apetite Foto: Divulgação

Perto do verão a preocupação com a alimentação e com os quilinhos extras é redobrada. Além de saber escolher bem os produtos que fazem parte da dieta diária, é preciso prestar atenção aos horários das refeições, à mastigação correta e à ordem de ingestão dos alimentos, por exemplo.

Não descontar as emoções na comida e evitar o excesso de sal e açúcar também é essencial segundo a nutricionista Michelle Ferreira De Simone, que publicou em seu site os dez mandamentos para uma alimentação saudável. Confira:

1. COMA DE 3H EM 3H

Não fique muito tempo sem comer pensando que assim você irá emagrecer. Muito pelo contrário. Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar o corpo entende como um estado de jejum e todo excesso de calorias ingerido anteriormente é transformado em gordura e excesso de peso para garantir energia. Portanto o ideal é se alimentar cinco vezes ao dia em menores quantidades, assim você irá estimular o seu corpo a gastar energia, evitando o ganho de peso. (Café da manhã – Lanche da manhã – Almoço – lanche da tarde – Jantar)

2. COMA SEM PRESSA MASTIGANDO BEM OS ALIMENTOS

O cérebro demora cerca de 20 minutos para captar a mensagem de que a pessoa já está satisfeita. Assim, quem se alimenta muito rápido, acaba ingerindo mais do que realmente precisaria para se sentir satisfeito.

3. NUNCA COMA ASSISTINDO TV

Quando não prestamos atenção no que estamos comendo, acabamos comendo muito mais. Quem nunca esteve diante da tv e se deparou com o pacote de bolacha praticamente vazio. Por isso sempre opte em fazer suas refeições apenas na cozinha. E quem não consegue resistir aos alimentos anunciados na tv o melhor a fazer é realmente desligá-la.

4. NÃO DESCONTE SUAS EMOÇÕES NA COMIDA

Em alguns momentos de preocupação, ansiedade, aborrecimento, solidão, algumas pessoas acabam descontando seus problemas na comida. E na maioria das vezes são alimento que trazem uma sensação de bem estar, felicidade, ou seja, alimentos calóricos. Isso forma um padrão de comportamento que precisa ser quebrado. Para aliviar estes sentimentos tente ouvir um CD, cantar um pouco, fazer um alongamento, ou conversar com alguém no telefone, essas pequenas atitudes podem fazer você esquecer a vontade de comer.

5. INICIE SEMPRE AS REFEIÇÕES COM UM PRATO DE SALADA

Fazendo isso, você acaba comendo menos e acaba com a vontade de repetir o prato.

6. NUNCA DEIXE ALIMENTOS “TENTADORES” EM CASA

Quando estiver com muita vontade de comer um alimento calórico, saia e coma fora. Se você resolver fazer o “tal” alimento em casa, pode ter certeza de que você não vai resistir em comer apenas um pedaço.

7. BEBA MUITA ÁGUA

Hidratação é fundamental e muitas pessoas não tem o hábito de beber água durante o dia. A melhor coisa para não esquecer dela, é andar com garrafinhas de 500ml sempre junto de você. Você deve enchê-la pelo menos 4 vezes durante ao dia, para estar ingerindo o mínimo recomendado de 2L.

8. NÃO EXAGERE NO SAL

Salgar demais os alimentos não faz nada bem à saúde. Além agravar os casos de pessoas que possuem pressão alta, é um ótimo retentor de líquidos. Você acaba retendo líquido no corpo e ficando com o aspecto de inchada.

9. USE SEMPRE ADOÇANTE

De agora em diante o adoçante vai fazer parte da sua vida. Sempre que for tomar um café ou um suco, você deverá utilizar o adoçante. Por mais que você pense que são só duas colherinhas de açúcar no café, e que isso não vai estragar a sua dieta, você terá que se adaptar a este novo hábito. Existem infinitos tipos de adoçante, e com certeza um que se adeque ao seu paladar. Lembre-se que 3 a 5 gotinhas já são necessárias para adoçar um café. O gosto ruim que você vive reclamando, é porque talvez você não saiba utilizar o adoçante corretamente e acaba exagerando na dose.

10. TUDO LIGHT

Prefira SEMPRE as versões light dos alimentos, isso facilitará no processo de emagrecimento. Você vai ingerir menos calorias e menos gorduras, do que o alimento convencional. Mas fique atento, se você não é diabético não se engane com os alimentos diet e leia sempre sua composição, pois na maioria das vezes, o alimento diet não tem açúcar, mas tem uma quantidade maior de gorduras e calorias e aí, não vai adiantar em nada.

Leia mais
Comente

Hot no Donna