Nutricionistas ensinam como comer chocolate sem brigar com a balança

Ainda em ritmo de Páscoa, o ideal é não abusar dos presentinhos recebidos

Sabrina Soares só come chocolate nos finais de semana, mas não consegue comer pouco
Sabrina Soares só come chocolate nos finais de semana, mas não consegue comer pouco Foto: Agência O Globo

Toda mulher comedida ainda não comeu todos os seus presentinhos de Páscoa. E mesmo que ainda tenha sobrado muito chocolate, isso não precisa ser motivo de desespero para as mulheres que, em dieta ou na busca para manter a boa forma, foram presenteadas com ovos de chocolate.

Dá para desembrulhar e aproveitar o presente, acredite. Só não vale comer de uma vez na ilusão de “melhor é acabar logo com isso”, alerta a nutricionista Bruna Vasconcelos, do Saison Spa, do Rio. Ao se deparar com várias opções de chocolate, a dica é escolher um almoço leve, com uma carne magra, vegetais (alface, rúcula, brócolis, couve-flor e tomate), sem carboidrato ou gordura.

— O chocolate pode entrar como sobremesa e lanche da tarde, mas deve ser respeitada a porção de 20 gramas. À medida que a pessoa controla a vontade, consegue se reeducar — orienta Bruna Vasconcelos, que sugere a guloseima só durante o dia, já que à noite o gasto calórico é menor.

Já a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat recomenda o chocolate amargo, que tem de 50% a 85% de cacau, pouco açúcar e 250mg a 450mg de antioxidantes. As versões diet não têm açúcar mas compensam em gordura e não são uma opção para quem quer perder peso.

— Nessas versões o açúcar é substituído por gordura, aumentando seu valor calórico — alerta Patricia.

Aos 24 anos e com 58 quilos bem distribuídos em 1m65, Sabrina Soares, eleita a Garota Fitness Brasil 2011, come chocolate nos fins de semana mas se descontrola na Páscoa, quando devora um ovo de uma só vez.

— Como tudo e depois vou atrás do prejuízo. Sou louca por chocolate — revela, depois de devorar metade de um ovo (200g) de Páscoa Napolitano, da Cacau Show.

Para quem exagera na dose, a nutricionista Noadia Lobão dá a dica: compensar as calorias dos chocolates da Páscoa comendo frutas ricas em fibras e beber bastante água para hidratar o corpo. E dar preferência a carne branca, legumes, saladas e carboidratos integrais.

Leia mais
Comente

Hot no Donna