O dilema do solado vermelho

Louboutin processa a brasileira Carmen Steffens e incendeia o mercado da moda

A marca Carmem Steffens considera "surpreendente" a tentativa da Louboutin de registrar o uso de uma cor
A marca Carmem Steffens considera "surpreendente" a tentativa da Louboutin de registrar o uso de uma cor Foto: O Globo

Primeiro veio a ameaça, agora é fato: Christian Louboutin está processando a marca brasileira Carmen Steffens por colocar solas vermelhas em seus sapatos ? marca registrada do designer. A alegação para a ação que Louboutin move contra a Carmen Steffens é de violação de marca, informa nesta quarta-feira reportagem do site do jornal britânico “Daily Mail”, e surge menos de uma semana após ele entrar com uma ação contra a Yves Saint Laurent por vender calçado de sola vermelha “praticamente idêntico” na mesma loja de Nova York que comercializa seus produtos.

Carmen Steffens tem 160 lojas em todo o mundo e planeja abrir outras 25 na França até 2015. O preço médio de seus sapatos é de U$ 300, enquanto os de Christian Louboutin custam aproximadamente U$ 1000. Num comunicado para responder às acusações, a marca brasileira explicou que usa solas vermelhas em seus calçados desde 1996, muito antes de as solas vermelhas de Louboutin serem registradas como uma marca nos Estados Unidos, em 2008.

? Estamos preparados para fornecer evidências incontestáveis de que temos usado solas coloridas, especialmente vermelhas, em nossos sapatos, antes do senhor Christian Louboutin popularizar as suas ? disse o diretor de desenvolvimento da marca no exterior, Gabriel Spaniol.

A nota dizia ainda que a empresa “considera surpreendente que uma marca esteja tentando reservar os direitos a usar uma cor”. E acrescentou: “Os tons não são os mesmos e, como os catálogos de 1996 podem provar, os sapatos de Carmen Steffens contêm solas de todas as cores, inclusive vermelho”.

Em uma corte federal de Manhattan, Christian Louboutin tenta ganhar de Yves Saint Laurent mais de U$ 1 milhão por danos, por alegada violação de marca e por falsificação do mais distintivo recurso de seus sapatos.

De acordo com a ação judicial, Louboutin é o primeiro designer a desenvolver a ideia de usar solas vermelhas em sapatos femininos. Ele alega que a venda de sapatos parecidos por Yves Saint Laurent em lojas de Manhattan como Saks Fifth Avenue, Barneys e Bergdorf Goodman pode causar e está causando confusão, erro e decepção entre o público de compra relevante.

O designer parisiense afirma que surgiu em 1992 com a ideia de usar sola vermelha em todos os seus sapatos. Ele pede à Justiça que impeça Yves Saint Laurent de produzir modelos similares.YSL não comentou o caso.

::  Leia Mais
Louboutin pode processar a grife brasileira Carmen Steffens

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna