O Natal mudou! Veja o que é cool ter em casa para a noite de festa

Saiba o que é tendência hoje nas decorações natalinas

Motivos de renas e objetos com aspectos congelados estão em alta
Motivos de renas e objetos com aspectos congelados estão em alta Foto: Stock Photos

Papai Noel se vestiu de vermelho lá pelos idos do século 19. Mas, recentemente, parece ter tido um choque de realidade ao se olhar no espelho: o traje com quase dois séculos de vida não estampa nenhum jornal ou revista da moda. Modernizou-se. Trocou o vermelho por outras cores, as botas pretas por sapatos envernizados, fantasiou-se de roqueiro descolado e, em algumas ilustrações, aparece em cima de uma motocicleta modernosa, a despeito das pobres renas.

As árvores também já foram mais tradicionais. Verdes, naturais, adornadas com fios laminados e bolas douradas. Hoje, em algumas prateleiras de lojas especializadas, a única lembrança que se tem do pinheiro natalino é o formato cônico. De resto, vestiu-se de lâmpadas de led, galhos de plástico e algumas desenvolveram até mesmo a incrível habilidade de cantar e rebolar Jingle Bells.

Os tempos modernos trouxeram as inovações tecnológicas também para a festa milenar, mas há quem acredite que as lâmpadas de led vendidas a menos de R$ 20 estejam, afinal, perdendo o seu brilho. Prova disso é que, desde outubro, elas têm disputado ferreamente espaço nas prateleiras com Papais Noéis tradicionais, com saco de presentes feito de feltro, costurado à mão, barba de lã, óculos.

A tendência decorativa do Natal 2011 não tem nada de tecnológico. O vintage que invadiu a moda e a decoração chegou às festividades de fim de ano como uma forma de trazer de volta memórias boas de tempos bem menos modernos.

? O vintage traz a imagem do tradicional, do tempo de infância. A proposta é justamente resgatar as coisas boas que ficaram perdidas e aquecer o ambiente para a data ? aponta o designer e cool hunter (algo como um caçador de tendências) João Lima Jr. ? As pessoas estão retornando às velhas referências. Isso é uma tendência mundial que veremos crescer progressivamente”, continua.

Junto ao vintage – representado em adornos com jeito vitoriano, feitos em feltro e bibelôs de resina ? João aponta ainda o rústico, com referências do estilo country norte-americano, o folk nórdico, com motivos escandinavos e invernais, e, finalmente, o que ele chama de “mundo da fantasia”, em que cores e personagens compõem a cena. Tecnologia, quem sabe no Natal do ano que vem.

No que apostar
As quatro tendências mais legais para o Natal, segundo o cool hunter João Lima Jr.

Vintage
Pingentes natalinos com cara de anos 1950, adornos – santos, anjos, Papai Noel – com estilo vitoriano, bibelôs em resina, cristais com cara de saídos do baú da vovó.

Rústico
Lembra o estilo country norte-americano, com elementos artesanais acolhedores e simples, raízes, folhas e frutos secos, objetos com aspecto de desgastados pelo tempo, couro e madeira.

Mundo da Fantasia
A novidade em decoração natalina. Usa muita cor, personagens infantis, doces, cupcakes decorados e brinquedos e luzes coloridas como objetos decorativos.

Folk Nórdico
A tendência veio em 2009 e a inspiração é de países gelados. Conta com tricôs com motivos escandinavos, flocos de neve, renas, musgos e objetos com aspecto congelados.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna