O poder da mente: a meditação é uma excelente alternativa para combater o estresse

Pesquisas mostram eficácia na luta contra a dor crônica e até como terapia complementar

Conheça os tipos de meditação e adote um conforme seu perfil
Conheça os tipos de meditação e adote um conforme seu perfil Foto: Divulgação

Cobranças pessoais, pressões profissionais, expectativas não atendidas, anseios sufocados, horas demais dedicadas aos afazeres, tempo de menos para si próprio. É assim que a vida contemporânea tende a se apresentar para a maioria das pessoas. A conta do caos chega em algum momento, e ninguém está livre dos efeitos do turbilhão gerado por um cotidiano tão frenético.

O desequilíbrio diário causa exaustão física e mental, compromete a atenção e a concentração, coloca a imunidade à prova e nos deixa vulneráveis a diversos males. O presente passa despercebido. O corpo e a mente, sempre a mil com frustrações do passado e projeções para o futuro, padecem. A meditação, técnica usada há milênios pelos médicos, vem ganhando cada dia mais espaço no Ocidente como um meio eficaz de prevenir e até mesmo remediar males físicos e emocionais. A ciência tem produzido estudos em diversas partes do mundo comprovando os benefícios da prática.

O que é meditação, afinal? Ao contrário do que muitos imaginam, meditar não é privar a mente de todo e qualquer pensamento, mas aprender a cultivar ideias e emoções positivas. De acordo com a instrutora de meditação transcendental Teresa Castilho, trata-se de uma técnica simples, que pode ser adotada independentemente de fé ou religião. A prática aprimora o pensar de maneira tão intensa que é possível alcançar o repouso mental, no qual o corpo responde aos impulsos da mente com um relaxamento profundo.

Teresa sustenta que, quando se medita, a mente refina o pensamento, produz ordem cerebral, aumentando a coerência entre as quatro ondas cerebrais ? beta, alfa, delta e theta. Durante a meditação, diferentes partes do cérebro funcionam, comunicam-se e ativam regiões menos utilizadas e ociosas dessa estrutura. Os efeitos são variados.

? Conseguimos reduzir o cortisol, hormônio relacionado ao estresse, e aumentamos a serotonina, substância relacionada ao bem-estar. A pressão arterial sistólica diminui. A meditação também influencia na qualidade do sono, na flexibilidade cognitiva e na imunidade ? alega.

Estudos

Instigados com os benefícios da meditação, pesquisadores dedicados a estudar o cérebro já produziram mais de 1,6 mil publicações sobre os efeitos da técnica. Um estudo recentemente divulgado pela Universidade de Manchester, no Reino Unido, revela que meditantes regulares suportam melhor a dor, já que o método treina o cérebro para focar no presente.

? Assim, a pessoa não perde tempo em antecipar eventos negativos e sensações desagradáveis. A meditação se tornou um caminho complementar no tratamento de dor crônica, como a da artrite, por exemplo ? especifica Christopher Brown, pesquisador que conduziu o trabalho.

A bióloga e pesquisadora do departamento de psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Elisa Harumi Kozasa explica que a meditação promove coordenação e equilíbrio do sistema nervoso central. A prática reduz o estresse, incrementa o potencial mental e é uma ferramenta para a conquista da qualidade de vida.

? Além disso, existem os efeitos fisiológicos decorrentes do repouso. Quem medita reduz a atividade do sistema nervoso simpático e aumenta a do parassimpático, o que implica relaxamento do corpo e da mente, que passa a buscar melhores meios para enfrentar as dificuldades, sejam elas físicas ou emocionais. Por isso, ela também é usada em pacientes oncológicos, minimizando os efeitos negativos da quimioterapia ? revela Elisa.

Sabedoria milenar
A civilização védica era formada pelo povo que compôs os textos religiosos conhecidos como Vedas, no subcontinente indiano.
O território então ocupado por ela corresponde hoje à Índia e ao Paquistão. De acordo com alguns estudiosos, essa civilização se desenvolveu entre 2 mil e mil anos antes de Cristo, mas a tradição hindu considera uma data mais remota, no quarto milênio a.C.

Tipos

Meditação dinâmica
» Criada pelo mestre Osho, na Índia, é praticada mediante movimentos, danças, sons específicos e posições imóveis, como meio para deixar a mente serena, evitando pensamentos negativos

Meditação cristã
» Baseada nos ensinamentos do monge beneditino John Main.
Essa meditação tem seu eixo central na repetição da palavra “maranatha”, que significa “Vem, Senhor”

Meditação yoga (raja)
» Originada dos ensinamentos de Patanjali (sábio da antiga Índia),
que propôs o uso da mente como instrumento para alcançar a espiritualidade mediante um método exigente quanto à meditação e à concentração

Meditação transcendental
» Descrita como um processo simples, natural e sem esforço. A técnica permite um mergulho interior, a fim de experimentar o reservatório silencioso de energia, criatividade e inteligência encontrado dentro de cada pessoa ? um estado natural de alerta em repouso

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