O que deve ser levado em conta na hora de escolher uma babá

Profissionais que trabalham com crianças precisam demonstrar afetividade

Seguir as dicas pode melhorar a qualidade do sono do seu bebê
Seguir as dicas pode melhorar a qualidade do sono do seu bebê Foto: Divulgação, stock.xchng

Escolher a pessoa certa para cuidar dos filhos é uma tarefa e tanto para os pais, preocupados cada vez mais com a violência e os maus-tratos sofridos pelas crianças.

As psicólogas Juliana Lima Moreira Rhoden e Cássia Drago da Costa, que promovem um curso para capacitação e preparação de babás, em maio, em Santa Maria, tentam ajudar os pais nessa missão, elaborando quatro aspectos que devem ser observados para contratar uma babá.

Preste atenção nestes itens:

1 – Afetividade: em primeiro lugar, uma babá deve gostar de crianças e ter carinho por elas. Para descobrir isso, fique atenta aos sentimentos que a babá transmite quando fala em crianças. Pergunte sobre filhos, como eles eram quando pequenos, se convive ainda com crianças, como se relaciona com as crianças da família. Enquanto a babá responde, preste atenção se ela sorri, sente saudade, fala com carinho.

2 – Histórico profissional: não economize tempo neste aspecto. O histórico profissional é muito importante para se obter uma visão geral de como é o trabalho da candidata. Pergunte por que está procurando emprego como babá, há quanto tempo está desempregada, peça para ela contar sua trajetória como babá, os locais que trabalhou e, depois disso, solicite os telefones e endereços de seus antigos trabalhos para pedir referência.

3 – Histórico pessoal: para montar este histórico, você poderá pedir a ela que fale um pouco mais sobre sua vida, sua família, seus filhos. Faça todo o tipo de pergunta que ajude você a elaborar um perfil e conhecer mais a personalidade da candidata. Podem ser perguntas desde sua saúde até o que considera ser uma boa babá.

4 – Empatia: não subestime seu “sexto sentido”. Fique atenta aos sentimentos que a candidata desperta em você e pense sobre eles. Tente fazer, no final da entrevista, uma avaliação da conversa. Essa avaliação pode ser dividida em itens como postura profissional, aparência, bom humor etc, e vá atribuindo notas para cada item. Assim, ficará mais fácil avaliar e comparar as candidatas.

Curso especial
O curso de capacitação e preparação de babás está com inscrições abertas. Ele se destina às pessoas que têm o desejo de trabalhar com crianças ou que já exercem tal atividade e buscam novos conhecimentos. Informações pelo (55) 3217-1840.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna