Obesidade e sedentarismo fazem crescer o diabetes tipo 2 em crianças

No Brasil, o tipo de diabetes mais comum em crianças e adolescente ainda é o tipo 1

A preocupação com os quilos a mais deixa as mulheres mais infeliz do que a solidão
A preocupação com os quilos a mais deixa as mulheres mais infeliz do que a solidão Foto: Ricardo Wolffenbüttel

De acordo com a American Diabetes Association (ADA), há 50 anos o diabetes tipo 2 representava menos de 3% de todos os novos casos diagnosticados entre crianças e adolescentes. Hoje, nos Estados Unidos, ele é responsável por até 30 em cada 100 casos. No grupo dos adolescentes, segundo um estudo publicado no Journal of Pediatrics, a incidência do tipo 2 ultrapassa a casa dos 45% dos novos casos de diabetes.

Segundo o endocrinologista da DASA, Mauro Scharf, a principal causa do problema é o aumento das taxas de obesidade, principalmente obesidade severa, e a falta de atividade física.

? A obesidade está crescendo entre crianças de todas as idades, em ambos os sexos, em todos os grupos étnicos e classes sociais. Com o aumento das taxas de obesidade, maior a probabilidade de mais diagnósticos desta doença ? afirma

No Brasil, o tipo de diabetes mais comum em crianças e adolescente ainda é o tipo 1, que não tem suas causas totalmente descobertas.

? Mas não existem pesquisas brasileiras oficiais sobre o tema ? alerta.

O endocrinologista lembra que o estudo publicado no Journal of Pediatrics também encontrou uma ligação entre os pais de crianças com diabetes tipo 2 e seus filhos. Segundo os pesquisadores, existe um padrão: onde existe um crescimento de taxas de diabetes entre adultos, mais tarde o mesmo crescimento é observado entre essas crianças.

Para Scharf, os pais que desejam reduzir o risco do diabetes para as suas crianças têm de instituir um maior número de tarefas em casa. Uma das sugestões é limitar a TV e separá-la da hora das refeições, a fim de evitar a associação.

? É recomendável também uma conversa com o pediatra, caso exista um histórico ou suspeita do diabetes 2 na família ? finaliza.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna