Obras fornecem informações seguras sobre a puberdade para jovens

Garotos e garotas podem tirar dúvidas em livros especiais sobre o assunto

A sugestão é servir a picanha com batatas
A sugestão é servir a picanha com batatas Foto: Emílio Pedroso

A partir dos 9 anos, o corpo de meninos e meninas começa a mudar. É a preparação para o amadurecimento. As dúvidas surgem em proporções maiores do que as transformações. A identificação com personagens da infância, como os da Turma da Mônica, funciona muito bem nesta busca por respostas.

Autor de obras com títulos semelhantes, Antonio Carlos Vilela se uniu a Mauricio de Sousa para criar Coisas que os garotos devem saber e Coisas que as garotas devem saber. Por meio de um texto divertido e atual, com o apoio de imagens em mangás, ele explica tudinho ? até as coisas que parecem banais, como dar um beijo, por exemplo.

Cada obra é voltada para um gênero, mas elas se encontram, já que ambos passam por situações semelhantes. Objetividade, naturalidade da abordagem e a apresentação são componentes importantes.

Além de temas sérios como drogas, violência, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, abordam tudo aquilo que meninos e meninas se perguntam na adolescência. Os autores fornecem conselhos valiosos para que os jovens conheçam o corpo e entendam as mudanças da puberdade.

Coisas que os garotos devem saber e Coisas que as garotas devem saber, de Mauricio de Sousa e Antonio Carlos Vilela. Melhoramentos. 104 págs. R$ 24 (cada).

Leia mais
Comente

Hot no Donna