Olheiras são mais comuns durante o período menstrual, afirma especialista

Pele do rosto fica mais clara nesse período, o que deixa o problema mais evidente

Uso do filtro solar é um truque eficaz para minimizar o problema
Uso do filtro solar é um truque eficaz para minimizar o problema Foto: André Diehl

Seja com maquiagem ou com truques caseiros, disfarçar as olheiras é um ritual diário para muitas pessoas. Originadas por predisposição genética ou fatores externos, elas podem ser amenizadas com tratamentos estéticos e mudanças de hábitos. Segundo o médico e cirurgião plástico, Gustavo Rocha, de São Paulo, durante o período menstrual também é muito comum o aparecimento de olheiras.

O especialista destaca que o período menstrual provoca determinadas mudanças no organismo da mulher que potencializam o surgimento do problema.

? O período menstrual pode piorar as olheiras pois estimula o fluxo sanguíneo e dilata os vasos da região. Além disso, durante a menstruação, a pele do rosto fica mais clara, deixando as veias ainda mais evidentes ? explica.

Rocha destaca ainda que o estresse, noites mal dormidas, o cigarro, o excesso de bebida alcoólica e o café têm o mesmo efeito que a menstruação sobre o organismo. A mudança desses hábitos comportamentais é uma alternativa para fugir do problema.

? Evitar o consumo de álcool e o fumo, além de proteger a área dos olhos com produtos específicos é essencial, principalmente se houver tendência genética ? revela.

Segundo ele, a preocupação em eliminar o problema cresce com a chegada das estações mais quentes, quando as pessoas se preocupam mais com a própria aparência. Ele alerta, no entanto, que é preciso ter cuidado com a exposição solar nessa época. Além disso, medidas preventivas bastante simples fazem a diferença para quem quer evitar o problema.

? Nessa estação do ano, os cuidados precisam ser redobrados, com uso de filtro solar facial e óculos escuros ? afirma o especialista.

Rocha ressalta ainda que há procedimentos estéticos eficazes para driblar as olheiras. Entre eles estão os peelings químicos, a carboxiterapia e o uso de laser clareador. A administração de tratamentos por conta própria, no entanto, deve ser evitada já que pode mascarar problemas mais sérios de saúde.

? O ideal é procurar um médico para informar-se sobre o melhor método para o seu caso ? aconselha.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna